sexta-feira, 24 de abril de 2020

24 de abril - Santa Salomé


Hoje segundo o Martirológio Romano, celebramos Santa Salomé, que assim diz: comemoração das santas mulheres Maria de Cleofas e Salomé, que junto com Maria Madalena foram ao túmulo do Senhor na manhã da Páscoa para ungir seu corpo e primeiro ouviram o anúncio de sua ressurreição.

Salomé é mencionada no Evangelho de São Marcos, como segue: E encontravam-se também ali algumas mulheres vindas de longe, entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria mãe de Tiago menor e de José, e Salomé; as quais já o seguiam quando ele estava na Galileia. 
Bem como no seguinte trecho: E tendo passado o dia de sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus.

A tradição identifica Santa Salomé com a mulher que por duas vezes é citada por São Mateus como a mulher de Zebedeu e mãe dos Apóstolos Tiago e João. Foi uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o início de seu ministério e O acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua Ressurreição. Diz os Evangelhos que ela pediu a Jesus para colocá-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu.

A legenda relata que, após a Ascenção do Senhor, Salomé fez uma longa peregrinação com São Demétrio e outro discípulo, e chegou próximo de Veroli, Itália, para ali anunciar o Evangelho. Cansada da viagem, a Santa pediu hospitalidade a um pagão, depois batizado com o nome de Mauro, a pouca distância das muralhas da cidade. Os seus companheiros entraram na cidade e foram martirizados. Salomé permaneceu na casa de Mauro após convertê-lo ao Cristianismo e faleceu cerca de seis meses depois.

Com reverência Mauro deu sepultura a Santa, e sobre a urna contendo seus restos mortais, inscreveu as seguintes palavras: "Hae sunt reliquiae B. Mariae Matris apostolorum Jacobi et Joannis". Receoso de ser aprisionado e martirizado, Mauro encontrou refúgio na Gruta de Paterno, onde morreu.

Algum tempo depois alguns pagãos encontraram a urna contendo as relíquias da Santa e informaram ao governante. Este, acreditando tratar-se de um tesouro, mandou abri-la e ali foram encontrados os restos da Santa, mas, sem prestar atenção na epígrafe, ordenou que com desprezo fossem jogados na praça.

Entrementes, um grego, após ter lido a inscrição, pensou em salvar o precioso tesouro e à noite recolheu furtivamente todos os ossos, os envolveu em um pano e os levou fora da cidade. Ali, sobre a pedra e numa carta escreveu as palavras: "Maria Mater Joannis Apostoli et Jacobi ene ista". Escondeu tudo em um lugar secreto, pensando levar as relíquias para sua pátria, depois que retornasse de uma viagem a Roma. O homem, entretanto, não pode concretizar o seu projeto e as relíquias foram encontradas em 1209 por um certo Tomás, a quem São Pedro e Santa Salomé apareceram em sonho revelando o local da sepultura.

As relíquias foram encontradas no dia 25 de maio daquele ano, e três dias depois visitaram o local o Bispo de Penne, o abade de Casamari e o abade de Santa Anastásia em Roma, com alguns de seus monges. Quando as relíquias foram erguidas para que a multidão que afluíra ao local pudesse vê-las, de um osso da tíbia viu-se sair sangue, como se a carne não tivesse se separado do osso seco depois de tantos anos. Diante daquilo, o povo deu graças ao Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário