quinta-feira, 9 de abril de 2020

Quinta-feira Santa - Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Jo 13,15


Quando a família hebraica se colocava à mesa para a Ceia Pascal, era prescrito que o filho mais novo perguntasse ao pai: Que significa esse rito? No cenáculo, foi talvez João que fez essa pergunta, e Jesus foi quem respondeu. Hoje nós também devemos nos fazer a mesma pergunta: que significa o rito desta noite e que significam os ritos que nos preparamos para repetir também este ano, por ocasião da Páscoa?
Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; mas uma só vez; ele não morre mais, a morte não tem mais poder sobre ele.

O que é, portanto, o que fazemos a cada ano na Páscoa?
O que nós estamos para fazer é a anamnese, ou liturgia, da história; é o sacramento que atualiza o evento.
Esta anamnese não é invenção do homem, mas instituição de Cristo: “Fazei isto em memória de mim.” É um memorial que atravessa a história desde a noite do êxodo no Egito, até o acontecimento da morte e ressurreição de Jesus. É um eixo ao redor do qual giram não só os anos, mas também as semanas e os dias.

A Eucaristia é a atualização da Páscoa de Cristo, mas é também outra coisa muito importante: é a consagração de nossa Páscoa.
Quem diz, na missa de Páscoa, ‘tomai e comei; este é o meu corpo oferecido em sacrifício por vós” não é mais somente Cristo-cabeça, isto é, Cristo histórico que as pronunciou a primeira vez no cenáculo; é o Cristo total, cabeça e corpo; somos nós também. É o “eu” da Igreja, fundido com o “eu” de Cristo, que se oferece a si mesmo em sacrifício.

“Fazei isto em memória de mim” significa: fazei também vós como eu fiz. Na sua Primeira Carta, João diz para nós: “Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu sua vida por nós. Também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário