domingo, 26 de abril de 2020

26 de abril - Beato Ladislau Goral


O Beato Ladislau Goral nasceu em 1 de maio de 1898, em Stoczek, na Polônia. Depois de frequentar a escola primária em Nasutów, continuou seus estudos em Ljubljana e Lublin.
Em 1916, ele entrou no seminário em Lublin; posteriormente, aperfeiçoou seus estudos de filosofia em Roma.
Na capital italiana, Ladislau Goral foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1920.
Em 1926, ele retornou a Lublin e foi nomeado professor do seminário. Em 10 de agosto de 1938, foi nomeado bispo auxiliar de Lublin e titular de Meloe. Ladislau Goral foi consagrado bispo em 9 de outubro de 1938. Com sua ação pastoral, aqueles que se lembram dele o definem como "um pastor de extraordinária dedicação à Igreja".

Ladislau era ativo em muitas organizações sociais. Sua paixão era o trabalho pastoral e o trabalho realizado em benefício dos pobres. Para formar esses círculos no espírito da tradição católica, ele criou várias organizações cristãs, como o Sindicato dos Trabalhadores Cristãos da República da Polônia, a Universidade dos Trabalhadores Cristãos ou a Sociedade de Caridade de Lublin.

Por sua iniciativa, a casa de padres aposentados foi fundada na diocese.
Ladislau Goral foi preso em 17 de novembro de 1939 pela Gestapo durante a ocupação nazista da Polônia. O chanceler, alguns membros da cúria e alguns professores do seminário foram presos com ele. Todo o grupo de 13 padres foi levado à prisão da Gestapo para julgamento pelo tribunal em 27 de novembro. Todos foram condenados à morte.
Mas a sentença, para Ladislau Goral, foi comutada para prisão perpétua. Em 4 de dezembro de 1940, ele foi transferido para o campo de concentração de Sachsenhausen e trancado em confinamento solitário no bunker de concreto do subcampo de Zellenbau.

Condenado à completa solidão, privado da companhia de outros prisioneiros e da possibilidade de receber os sacramentos, ele só conseguia ler os jornais nazistas.
Ladislau Goral, constantemente maltratado e desgastado pelas condições da prisão, morreu de fome e doença em um dia não especificado em abril de 1945.

Em 16 de abril de 1949, a pedido do Conselho Central da União Polonesa de ex-prisioneiros políticos de prisioneiros e campos de concentração nazistas, ele foi postumamente premiado com a estrela da Ordem por méritos no campo do movimento de resistência nos campos. da Polônia retornada.

Ladislau Goral foi beatificado em 13 de junho de 1999 em Varsóvia pelo papa João Paulo II, que queria elevar 108 mártires abençoados da Segunda Guerra Mundial para a glória dos altares. Em 19 de abril de 2004, uma nova paróquia foi dedicada a ele em Lublin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário