sábado, 18 de abril de 2020

18 de abril - E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Mc 16,15


“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. Nesta exortação está a missão que Jesus atribui aos discípulos: a missão de anunciar o Evangelho, de proclamar o Evangelho. E em primeiro lugar Jesus pede para ir, não permanecer em Jerusalém: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. É um convite vigoroso a sair, ir.

De resto, o Evangelho é proclamado sempre a caminho: nunca sentado, sempre a caminho, sempre. Portanto, sair para ir onde Jesus não é conhecido, onde Ele é perseguido ou desfigurado, para proclamar o verdadeiro Evangelho.

Assim os cristãos são chamados a sair para anunciar e nesta saída está em questão também a vida, está em jogo a vida do pregador: ele não está seguro, não há seguros de vida para os pregadores. A ponto que se um pregador procurar um seguro de vida, não será um verdadeiro pregador do Evangelho: não sai, permanece na segurança.

Primeiro: ide, saí. Porque o Evangelho, o anúncio de Jesus Cristo, se faz a caminho tanto físico quanto espiritual e do sofrimento: pensemos no anúncio do Evangelho que fazem tantos doentes — muitos doentes! — que oferecem as dores pela Igreja, pelos cristãos. São pessoas que saem sempre de si mesmas.

Mas qual é o estilo deste anúncio? A humildade. Sim, o Evangelho deve ser anunciado com humildade, porque o Filho de Deus se humilhou, se aniquilou: o estilo de Deus é este, não há outro. O anúncio do Evangelho não é um carnaval, nem uma festa que pode ser muito bonita mas não é o anúncio do Evangelho.

É preciso humildade: o Evangelho não pode ser anunciado com o poder humano, nem com o espírito de escalar ou subir, não! Isto não é o Evangelho!
A humildade é necessária, precisamente porque levamos a cabo um anúncio de humilhação, de glória mas através da humilhação.

Papa Francisco - 25 de abril de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário