sábado, 25 de abril de 2020

25 de abril - Beatos Mário Borzaga e Paolo Thao Shiong


“Minha missão é ser um homem feliz”

O Beato Mário Borzaga nasceu em Trento em 1932, o terceiro dos quatro filhos de uma família modesta, que cultiva e guarda sua vocação sacerdotal como um tesouro, que logo se junta à vocação missionária, feita entre os Oblatos de Maria. 

Em 24 de fevereiro de 1957, Mário foi ordenado sacerdote, com a intenção de nunca ser "um parasita do altar", enquanto em seu diário observou: "Cristo que me escolheu é o mesmo que deu vida e força aos mártires e virgens: eram pessoas como eu, feitas de nada e de fraqueza. Eu também fui escolhido pelo martírio". 
Ele expressa a seus superiores o desejo de partir para o Laos, onde ele parece ser mais capaz de ser um missionário "ad gentes" e está satisfeito. Ele chega lá no final do mesmo ano e os dias da missão são meticulosamente contados em seu "Diário de um homem feliz", que expressa no título toda a alegria de estar onde o Senhor quer que esteja, mas nas entrelinhas esconde todo o esforço de entrar na nova cultura, de aprender sua língua e costumes, de se adaptar ao clima, de se fazer tudo a todos . 

“Então, você começa uma missão, o programa do dia é obedecer e aprender, aprender tudo de todos; aprender a língua, costumes; aprender a pescar, caminhar na floresta, reconhecer os sons e rastros de animais, aprender a técnica do corte da madeira, máquinas, motores, descobrindo todos os dias como é difícil aprender com pais, irmãos, trabalhadores, meninos, de eventos, de situações, para aprender em silêncio de todos, especialmente para acreditar, sofrer, amar". 

Ele sofre da solidão e da dificuldade de se comunicar com os nativos, tem medo do clima político e reclama de "ter sonhado com mil aventuras e um caminho glorioso para a santidade e depois se afogar em um buraco de missão e ter medo de meter o nariz onde não deve." Ele testemunha a efervescência política no Laos, os massacres de cristãos, a guerra de guerrilha que está se espalhando, ele é repetidamente forçado a fugir e se esconder; e escreve:

“Somente você, ó Jesus, você sabe quantos passos ainda daremos no mundo". 

Às vezes, ele percebe que está: "assaltado pelo medo de morrer, de enlouquecer, de ser abandonado por Deus; então mal posso respirar, sinto tudo pular; mas não é nada. Jesus me ama igualmente e eu o amo". Apesar de tudo, ele tem que conviver com essa situação difícil, para lidar com o medo de cometer erros na administração de medicamentos, trabalha para se desgastar ao lado dos nativos para dar-lhes o exemplo de como e por que você trabalha, mas, no final, prevalece sua fé serena e madura:
“… não há mais para ter medo ou reclamar: Deus me tem coloque aqui e aqui estou." 
Com essa fé sentida pelo sofrimento, ele pode exclamar: “Quero formar uma fé e um amor profundo e granítico, caso contrário não posso ser um mártir: fé e Amor são indispensáveis. Não há mais nada a fazer além de acreditar e amar". 

Muito ativo nessas missões é Paolo Thao Shiong, um catequista ainda com vinte anos, dotado de um carisma excepcional e muito seguido pela população, verdadeiro "enfant-prodige" da catequese, um pouco desagradável para quem o inveja pelos resultados que obtém. Eles habilmente conseguem colocá-lo em crise e fazê-lo parar sua intensa atividade catequética, mas não para separá-lo completamente da missão, com a qual ele ainda colabora ocasionalmente, especialmente quando Padre Mário está lá. 
Então, quando Padre Mário teve que ir a algumas aldeias remotas, o catequista Paolo se oferece voluntariamente para acompanhá-lo. Eles partem em 25 de abril de 1960 e nunca mais voltarão dessa viagem. 
A princípio, rumores sussurrados e recentemente testemunhos juramentados dizem que eles foram mortos em uma emboscada, que os guerrilheiros comunistas lhes deram; o único alvo tinha que ser o padre Mário, porque era sacerdote e porque era estrangeiro; como laociano, é oferecida ao catequista a oportunidade de escapar, mas ele orgulhosamente responde: “Se você o matar, me mate também. Quando ele morrer, eu também vou morrer. Se ele viver, eu também vou viver”
Seus corpos nunca foram encontrados, por outro lado, verificou-se que sua morte ocorreu em "odium fidei", e com ela resgataram suas fragilidades: de fato, é como se dissessem, "a santidade é um presente de Cristo para as pessoas feitas de nada e fraqueza".

Em 5 de maio de 2015, o Papa Francisco reconheceu o martírio no ódio à fé do padre Mário e do catequista Paolo Thao Shiong, ambos foram beatificados em 11 de dezembro de 2016.
Papa Francisco – Ângelus 11 de dezembro de 2016:

Hoje, no Vietnã, Laos, foram proclamados Beatos Mario Borzaga, padre dos Oblatos Missionários de Maria Imaculada, Paolo Thao Shiong, fiel catequista leigo e catorze companheiros mortos em ódio pela fé. Que sua heroica fidelidade a Cristo seja de encorajamento e exemplo para os missionários e, especialmente, para os catequistas, que em terras missionárias realizam uma obra apostólica preciosa e insubstituível, pela qual toda a Igreja lhes agradece. E vamos pensar nos nossos catequistas: eles fazem muito trabalho, um trabalho tão bonito! Ser catequista é uma coisa bonita: é trazer a mensagem do Senhor para crescer em nós. Um aplauso aos catequistas, pessoal!


Reflexão do Padre Mário Bonzaga:

"Entendi minha vocação: ser um homem feliz, apesar do esforço para me identificar com o Cristo crucificado.
Quanto mais sofrimento resta, ó Senhor? Você só sabe disso e para mim.
"Fiat voluntas tua" a qualquer momento da minha vida. 
Se eu quero ser como a Eucaristia, um bom pão a ser consumido pelos irmãos, sua divina nutrição, eu devo necessariamente passar pela morte de atravessar primeiro o sacrifício, depois a alegria de me distribuir aos irmãos em todo o mundo.
Se eu me distribuir sem primeiro me sublimar no sacrifício, dou aos irmãos famintos por Deus, uma folha de homem, um resíduo do inferno; se eu aceito minha morte em união com a de Jesus, é realmente Jesus que eu posso dar aos meus irmãos com minhas próprias mãos. Portanto, não é uma renúncia a mim mesmo que tenho que fazer, mas o empoderamento de tudo o que pode sofrer em mim, ser imolado, sacrificado em favor de almas que Jesus me deu para amar"

(17 de novembro de 1956) "Diário de um homem feliz"


Nenhum comentário:

Postar um comentário