quarta-feira, 22 de abril de 2020

22 de abril - São Leônidas de Alexandria


São Leônidas de Alexandria, um santo mártir, nascido em Alexandria em meados do século III, sofreu perseguição, martírio e morte por ordem do imperador romano Sétimo Severo. 

São Leônidas se destacou por ter sido um cristão exemplar e dedicado à sua fé, por sua sabedoria e eloquência através das quais ele se tornou referência na incipiente filosofia cristã que estava começando a se espalhar pelos territórios conquistados pelos cristãos durante o Império Romano.

A santidade e testemunho de fé de São Leônidas tornaram-se palpáveis ​​por meio de sua dedicação religiosa, professando a fé cristã que ele transmitia e projetava por exemplo diário, especialmente para sua família, da qual nasceria  um dos pais da Igreja: Orígenes , cuja vida santa e extraordinárias contribuições para a igreja , certamente, foram baseadas nos ensinamentos de seu generoso pai São Leônidas.

Após os decretos de perseguição aos cristãos , emitidos pelo imperador romano Sétimo Severo, São Leônidas não escapou de ser alvo de tais perseguições quando Leto, então governador do Egito, emitiu o mandado de prisão contra ele, e ao executá-lo, incluiria também o confisco de todas as suas propriedades, para deixar sua família em ruínas.

São Leônidas, foi preso e levado para execução, e Orígenes, seu filho mais velho, com 17 anos de idade, queria segui-lo, mas foi impedido por sua mãe, uma decisão sábia, pois ele foi então uma contribuição extraordinária para o cristianismo e os fundamentos da Igreja Católica. Orígenes escreveu ao pai, exortando-o a não desistir do testemunho supremo da fé. E quando ele foi decapitado, o pequeno Orígenes sentiu que devia acolher o exemplo da sua vida. Quarenta anos mais tarde, quando pregava em Cesareia, fez esta confissão: "Não me é útil ter tido um pai mártir, se não tenho um bom comportamento e não honro a nobreza da minha estirpe, isto é, o martírio de meu pai e o testemunho que o tornou ilustre em Cristo"

"Sempre fiéis em Jesus Cristo, não se preocupem conosco", foram as sábias palavras de seu Filho Orígenes, quando a guarda romana levou seu pai como prisioneiro que, depois de confiar sua alma a Deus, morreu como mártir, decapitado em 204.


Nenhum comentário:

Postar um comentário