quarta-feira, 8 de abril de 2020

08 de abril - Beato Agostinho Jeong Yak-jong


Agostinho Jeong Yak-jong nasceu em 1760 em Majae, em uma família de estudiosos conhecidos.
Ele aprendeu sobre o catolicismo dois anos após sua introdução na Coréia, com seu irmão mais velho e, uma vez que o assimilou profundamente a fé cristã, recebeu o batismo. 

Para praticar sua religião de maneira mais pacífica, Agostinho mudou-se para Bunwon. Naquela época, seus irmãos começaram a se desapegar gradualmente da Igreja, mas ele fez esforços ainda maiores: mantinha contatos frequentes com os fiéis das aldeias vizinhas e os convidava para ir a sua casa para aprender o catecismo; além disso, participou ativamente de atividades eclesiais.
Quando, no final de 1794, o padre Giacomo Zhou Wen-mo, missionário chinês, chegou ilegalmente à Coréia, Agostinho foi a Seul para encontrá-lo e receber os sacramentos, dedicando-se a ajudar ele e os outros fiéis.

As primeiras pessoas que ele evangelizou foram sua esposa Cecilia e seus filhos Carlo, Paolo e Elisabetta. Apaixonado pela doutrina cristã, ele a resumiu em um catecismo de dois volumes em sua língua nativa, facilmente compreendidos por todos.

Quando a perseguição explodiu em 1801, ele imediatamente encabeçou a lista de procurados. Ele foi preso, fortemente interrogado e torturado, mas, determinado a morrer em nome de Deus, não cedeu a nenhuma tentação. 

Ele tentou explicar que a doutrina católica era correta e verdadeira: “Não há nada errado em venerar o Senhor, mas é bom e correto.

Os perseguidores usaram todos os meios possíveis para fazê-lo ceder, mas ficaram confusos com a doutrina que ele pregava. Finalmente, o tribunal aprovou a sentença de morte promulgada pelo Ministério da Justiça. Assim, quinze dias após sua prisão, Agostinho foi levado ao Portão do Oeste de Seul para ser executado.
Em 8 de abril de 1801, depois de sofrer inúmeras torturas, ele foi decapitado no Little Western Gate, em Seul, em 8 de abril de 1801, aos 41 anos de idade. Pouco tempo depois, sua esposa e filhos sofreram o mesmo destino.

Agostinho e seu filho Carlo foram incluídos no grupo de mártires liderados por Paul Yun Ji-chung e beatificados pelo Papa Francisco em 16 de agosto de 2014, durante a viagem apostólica à Coréia do Sul. Cecília e os outros dois filhos foram canonizados em 6 de maio de 1984 por São João Paulo II.

Este santo é exemplar pelo entusiasmo com o qual ele aceitou uma religião que não se encaixava nos cânones de seus ancestrais nem no mundo em que vivia: representava uma novidade absoluta que anulou todas as suas convicções. No entanto, ele considerava esse novo credo uma doutrina exata e verdadeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário