segunda-feira, 6 de abril de 2020

06 abril - Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jo 12,6


A liturgia de hoje nos apresenta judas, o traidor de Jesus. Judas não tinha nascido traidor e não o era quando foi escolhido por Jesus; tornou-se! Estamos diante de um dos dramas mais obscuros da liberdade humana. Por que se tornou?

Tentou-se dar a seu gesto motivações ideais, outros pensaram que Judas estivesse desapontado com a maneira em que Jesus realizou a sua ideia do "reino de Deus" e que quisesse forçá-lo a agir no plano político contra os pagãos.

O Evangelho de hoje fala de um outro motivo: o dinheiro. Judas tinha a responsabilidade da bolsa comum do grupo; na ocasião da unção em Betânia havia protestado contra o desperdício do perfume precioso derramado por Maria aos pés de Jesus, não porque se preocupasse pelos pobres, assinala João, mas porque “era um ladrão e, como tinha a bolsa, tirava o que se colocava dentro". A sua proposta aos chefes dos sacerdotes é explícita: “Quanto estão dispostos a dar-me, se eu o entregar? E eles fixaram a soma de trinta moedas de prata". 

Mas por que maravilhar-se desta explicação e achar que ela é banal? Não foi quase sempre assim na história e não é ainda assim hoje em dia? O dinheiro não é um dos muitos ídolos; é o ídolo por excelência; literalmente, “o ídolo de metal fundido".

Quem é, nos fatos, o outro patrão, o anti-Deus, Jesus diz claramente: ‘Ninguém pode servir a dois senhores: não podeis servir a Deus e ao dinheiro’. O dinheiro é o deus visível, em oposição ao verdadeiro Deus que é invisível.

O apego ao dinheiro é a raiz de todos os males. Por trás de todo o mal da nossa sociedade está o dinheiro, ou pelo menos está também o dinheiro.

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário