terça-feira, 14 de abril de 2020

14 de abril - Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Jo 20,11


A cena narrada pelo Evangelho de João nos traz Maria Madalena que chora diante do sepulcro porque o corpo do Mestre não está mais ali. Maria Madalena, é aquela mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos, uma mulher explorada e também desprezada por aqueles que se consideravam justos.

Mas é aquela mulher da qual Jesus disse que amou muito e por isso os seus muitos pecados lhe foram perdoados. Todavia, essa mulher teve que enfrentar o fracasso de todas as suas esperanças. Jesus, o seu amor já não mais existe. E chora. É o momento da escuridão na sua alma: o momento do fracasso.

No entanto, não diz: “Fracassei nesta estrada”, simplesmente, chora. Por vezes, em nossa vida, os óculos para ver Jesus são as lágrimas.
Agora, Maria Madalena anuncia esta mensagem: “Vi o Senhor”. Ela o havia visto durante a sua vida e agora dá testemunho d’Ele.
É um exemplo para o caminho da nossa vida: Todos nós, em nossa vida, sentimos a alegria, a tristeza, a dor, mas nos momentos mais sombrios, choramos? Tivemos aquela bondade das lágrimas que preparam os olhos para olhar, para ver o Senhor?

Diante de Maria Madalena que chora podemos também nós pedir ao Senhor a graça das lágrimas. É uma bela graça… chorar por tudo: pelo bem, por nossos pecados, pelas graças, pela alegria também.
O choro prepara-nos para ver Jesus. E o Senhor nos conceda a graça, a todos nós, de poder dizer com a nossa vida: “Vi o Senhor”, não porque me apareceu, mas porque o vi dentro do coração. E esse é o testemunho da nossa vida: “Vivo assim porque vi o Senhor”.

 Papa Francisco – 02 de abril de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário