segunda-feira, 13 de abril de 2020

13 de abril - Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Mt 28,10


Hoje celebramos a “Segunda-feira do Anjo”, e a liturgia — no Evangelho de Mateus — leva os cristãos novamente ao túmulo vazio de Jesus. As mulheres cheias de temor e alegria, vão às pressas dar a notícia aos discípulos que o sepulcro estava vazio e, naquele momento, Jesus aparece diante deles e eles se aproximam, abraçam seus pés e O adoram.

Ele não era um fantasma, Ele era Jesus vivo, com a carne, era Ele. Jesus expulsa dos seus corações o medo e os encoraja ainda mais a anunciarem aos irmãos o que aconteceu.

O papel das mulheres, Maria Madalena e as outras, é ressaltado pelos evangelhos. Elas são as primeiras testemunhas da ressurreição. Os homens, assustados, estavam fechados no cenáculo. Pedro e João, advertidos por Madalena, apenas correm rapidamente e descobrem que o túmulo está aberto e vazio, mas são as mulheres as primeiras a encontrarem o ressuscitado e anunciarem que ele está vivo. Hoje, queridos irmãos e irmãs, ressoam a nós as palavras de Jesus dirigidas às mulheres: não tenham medo, vão anunciar.

Depois dos ritos do Tríduo Pascal, que nos fizeram reviver os mistérios da morte e ressurreição de Jesus, o convite proposto pela Igreja é que os fiéis, agora com os olhos da fé, contemplem Cristo ressuscitado e vivo. Nós também somos chamados a encontrá-lo pessoalmente e nos tornar anunciadores e testemunhas.
Na antiga sequência litúrgica pascoal, nesses dias os cristãos repetiram: ‘Cristo minha esperança ressuscitou!’, e, unidos a Jesus, todos também ressuscitaram, passando da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade do amor.

Deixemo-nos, portanto, sermos abrangidos pela mensagem reveladora da Páscoa e sermos envolvidos por sua luz gloriosa que dissipa as trevas do medo e da tristeza. Jesus Ressuscitado caminha ao nosso lado. Ele se manifesta para aqueles que O invocam e O amam, primeiramente na oração, mas também nas simples alegrias vividas com fé e gratidão.

Podemos senti-Lo presente também partilhando momentos de cordialidade, acolhimento, amizade e contemplação da natureza. Que este dia de festa, nos ajude a experimentar a presença de Jesus. Peçamos à Virgem Maria para que alcancemos plenamente a paz e a serenidade, dons do ressuscitado, a fim de partilhar com os irmãos, principalmente os que mais precisam de consolo e esperança.
 Papa Francisco – 22 de abril de 2019

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário