quinta-feira, 16 de abril de 2020

16 de abril - São Frutuoso de Braga


Conhecido como Frutuoso de Braga e Frutuoso de Dume, o santo foi um importante monge e bispo do século VII na Península Ibérica.
Nasceu em Astorga nas Astúrias, filho de um general que serviu com o rei dos visigodos. Assim, ele herdou uma grande fortuna de seus pais, que empregou para ajudar os pobres e escravos da família, bem como para a fundação de novos centros religiosos. Para ser admitido na ordem do sacerdócio, ele completou os estudos necessários na escola fundada pelo bispo de Valenza Conancio.
Frutuoso promoveu a construção de um mosteiro em Complute, nas montanhas perto de Verze, e se envolveu diretamente na organização da nova comunidade até que, depois de se tornarem monges agora independentes, conseguiu se aposentar em busca de uma maior solidão. Em peregrinação a Sevilha e Cádiz, a tradição lhe atribui as fundações de mosteiros nas duas cidades.

Em seus movimentos, Frutuoso costumava arrastar uma multidão de discípulos, para quem ele fundou novos conventos, responsáveis pela formação de muitos jovens. Tentou também uma viagem ao Oriente, que não conseguiu realizar, porque o rei visigodo Recesvinto, sabedor das suas fundações na Galiza, o designou para bispo de Dume, para poder assegurar assim, para esta província, os múltiplos bens do seu apostolado. Fundar mosteiros tinha sido pois quase todo o seu apostolado, como o melhor e mais eficaz meio de promover uma cristã e autêntica civilização. Em 656 foi nomeado como arcebispo da cidade portuguesa de Braga.

Segundo os registos de São Valério, seu discípulo, que escreveu a sua biografia “Vita Sancti Fructuosi”, ele era um apóstolo incansável com fama de instruir o povo humilde,

São Frutuoso faleceu a 16 de abril de 665. Em Braga encontra-se a Capela de São Frutuoso, na freguesia de Real, que contém parcialmente as suas relíquias, que foram roubadas pelo arcebispo de Compostela Diego Gelmírez e devolvidas em parte oito séculos depois.

A São Frutuoso recorrem as pessoas que sofrem fraturas e luxações, e no passado a sua devoção por parte do povo que o considerava santo estava ligada à fertilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário