sábado, 14 de abril de 2018

14 de abril - São Pedro Gonzalez


Pedro Gonzalez - Telmo nasceu perto de Valência (Espanha) em 1190. Era de família abastada e gostava do luxo e do prazer. Após brilhantes estudos, foi nomeado, ainda jovem, cônego da catedral.
O tio lhe obteve de Roma a dignidade de deão do capítulo. Pedro devia tomar posse do cargo na festa do Natal. Jovem vaidoso quis que tudo lhe ocorresse com pompa, e que toda a cidade assistisse ao ato.
Montado num cavalo magnificamente ajaezado, atravessava as ruas da cidade. Chegando a um lugar repleto de pessoas, ferroou o animal para fazê-lo trotar com mais graça e assim aumentar a admiração do povo. Mas o cavalo deu um passo em falso e atirou o cavaleiro numa poça cheia de lama. Os gritos de admiração se transformaram imediatamente em vaias e zombarias.
Perante a troça de todos, decidiu abandonar tudo e fechar-se na sua raiva. Mas encontrou Deus através de uma congregação de dominicanos, onde foi acolhido, transformando-se num frade concentrado e austero.

Ficou famoso pelos seu milagres visto que curava vários doentes apenas com sua benção e oração. Foi convocado para ser capelão da corte e conselheiro e confessor do Rei Ferdinando de Castilha (1252), onde reformou a vida da corte.

Pregava uma campanha contra os mouros e a captura dos muçulmanos, mas defendia um tratamento humano para os prisioneiros. Acompanhou o Rei Ferdinando de Castilha na conquista de Córdoba.
Ele também era protetor dos marinheiros que o chamavam carinhosamente de Thelmo em homenagem a São Elmo.

Mais tarde, recolheu ao convento de Compostela, e de lá irradiou em obras de caridade e de evangelização. Foi também frade em Amarante, antes de acabar os seus dias em paz, no convento de Tui.

Um dos seus mais famosos milagres aconteceu durante um período em que ele estava a viajar e não tinha o que comer. Ele ajoelhou-se junto ao rio e os peixes foram saltando para fora, caindo em sua capa e serviram de alimento para ele e outros habitantes do local durante um bom tempo.
Foi beatificado pelo Papa Inocêncio IV em 1254 e canonizado pelo Papa Benedito XIV em 1741.

Nenhum comentário:

Postar um comentário