segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

30 de dezembro - São Felix I - Papa


São Félix I foi o 26º Papa da Igreja Católica, no período de 05 de janeiro 269 a 30 de dezembro de 274.
Um romano de nascimento, Felix foi escolhido como papa em sucessão ao Papa Dionísio, que morreu em 26 de dezembro 268. Naquela ocasião, a perseguição aos católicos já não era tão intensa como nos dois séculos anteriores, embora o Império Romano ainda não tivesse se convertido ao cristianismo e as opressões ainda existissem. Os dados sobre sua vida são tão desconhecidos quanto à data de seu nascimento. 

Talvez a mais significativa medida do Papa Félix I em relação à própria Igreja tenha sido a intervenção na questão que envolvia Paulo de Samósata. Ele interveio na questão da deposição de Paulo de Samósata, bispo de Antioquia no século III, que foi condenado por suas doutrinas trinitárias e cristológicas no sínodo de Antioquia (268). Esse bispo pregava que o Cristo-Logos e o Espírito Santo significavam apenas qualidades de único Deus: o Jesus homem obtinha inspiração do Alto e, quanto mais homem se tornava, tanto mais recebia o Espírito acabando por identificar-se com o Pai quando da ressurreição.

O Liber pontificalis atribui a este papa, um decreto com que se autorizava a celebração da missa sobre os túmulos dos mártires.

Durante o Concílio de Éfeso (431), teria pronunciado que Jesus Cristo, filho de Deus, nascido da Virgem Maria, é homem e Deus em uma única pessoa, afirmando a divindade e a humanidade de Cristo e as duas naturezas distintas em uma só pessoa.

Juntou-se aos fiéis nas catacumbas, para escapar à perseguição do Imperador Aureliano. Iniciou o sepultamento dos mártires sob o altar e a celebração da missa sobre seus túmulos.

Segundo a tradição, teria morrido martirizado em 30 de dezembro (274), sepultado na Catacumba de São Calisto, na Via Ápia, e foi sucedido pelo Papa São Eutiquiano (275-283).

Nenhum comentário:

Postar um comentário