sábado, 14 de dezembro de 2019

14 de dezembro - Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. Mt 17,13


Evangelho de hoje, apresentando-nos a figura do Precursor – João Batista – quer preparar-nos para a vinda de Cristo neste próximo Natal por meio da conversão e da penitência.
A partir da próxima segunda-feira, depois do Domingo Gaudete, Domingo da Alegria, a liturgia passará a centrar-se no mistério da Encarnação, preparado por outra “precursora”, a Virgem Maria; até agora, no entanto, as leituras da Missa, nos falam da do Fim dos Tempos, o Juízo final e, consequentemente, o espírito de conversão e arrependimento que devemos suscitar em nossas almas para que o Senhor não nos surpreenda despreparados e indispostos para o receber no Natal.

De nada nos adiantará, pois, celebrar o Deus de amor e misericórdia que se encarna e vem à luz na noite santa se, ao longo das últimas semanas, não tivermos feito experiência da nossa miséria, da feiura do nosso pecado e, portanto, da necessidade que temos do perdão divino.

Nesse sentido, a presença do Batista no Evangelho de hoje é um chamado a que aproveitemos o que nos resta de Advento para traçarmos os caminhos do Senhor e aplainarmos as suas veredas, ou seja, para excitarmos em nosso espírito profundos sentimentos de dor e compunção pelos muitos pecados que levaram o Filho de Deus a se encarnar pela nossa salvação.

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário