domingo, 22 de dezembro de 2019

22 de dezembro - São Queremon de Nilópolis e companheiros


O martirológio romano, no dia de hoje nos apresenta os mártires do deserto da Arábia: No Egito, os santos Queremon, bispo de Nilópolis, e um bom número doutros mártires, nos tempos do imperador Décio. Fugindo para o deserto, uns foram devorados pelas feras, outros acabaram por morrer de fome, de frio, de prostração. Vários, ainda massacrados pelos bárbaros, cumpriram o martírio, em 250.

Dionísio de Alexandria escreveu: "Que dizer da multidão dos que erraram nos desertos e nas montanhas, assaltados pela fome e pela sede, enfrentando o frio, as doenças, os ladrões os animais selvagens? Os que sobreviveram são as testemunhas da sua eleição e da sua vitória. Contarei, para o provar, um fato que se liga a eles:

Queremon era bastante idoso e bispo da cidade chamada Nilópolis. Tendo-se ocultado na montanha da Arábia, com um companheiro, jamais reviu os irmãos, embora os procurassem com afinco, nem seus cadáveres foram encontrados. Muitos, na mesma montanha da Arábia, foram reduzidos à escravatura por bárbaros sarracenos; alguns, depois de duras penas, foram resgatados por somas fabulosas de dinheiro; outros, porém, ainda não foram".

Nilópolis, hoje, chama-se Ilahum, e se ergue na margem esquerda do rio Nilo, ao sul de Mênfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário