terça-feira, 10 de dezembro de 2019

10 de dezembro - Beata Maria Emília Riquelme y Zayas.


Maria Emília nasceu em Granada, Espanha, em 5 de agosto de 1847. Pertencia a uma família da aristocracia espanhola e recebeu uma excelente formação em francês, canto, equitação e bordado. Sua mãe mesma foi quem lhe ensinou as primeiras orações e a formação religiosa.


Aos 7 anos de idade, recebeu uma visão da Mãe de Deus. Por isso, em sua adolescência, consagrou-se a Nossa Senhora do Carmo, fazendo votos privados de castidade e virgindade.
Maria Emília queria seguir a vida religiosa, mas seu pai a proibia. No entanto, dedicou sua vida às visitas aos mais necessitados em diversas cidades espanholas.

Com o falecimento de seu pai, a jovem tentou entrar em várias comunidades religiosas, mas não conseguia por causa da sua saúde precária.
Entretanto, a Santa Sé permitiu expor o Santíssimo Sacramento em sua casa. Foi assim, com a possibilidade de promover a realização de adorações ao Santíssimo Sacramento em sua casa que ela congregou senhoras que lhe possibilitaram fundar a Congregação das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento e de Maria Imaculada.

Os estatutos de sua Congregação só foram aprovados em 1938, pelo Papa Pio IX, dois anos antes de seu falecimento em 10 de dezembro de 1940, em sua cidade natal, Granada. Ela tinha 93 anos de idade.

A Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento dedica-se, sobretudo, à educação em colégios e residências universitárias. Nos lugares de missão, as Irmãs desempenham um papel importante nas obras sociais para a promoção das pessoas. Além do mais, são responsáveis por duas Capelas de adoração perpétua, em Madri e em Maiorca.
Atualmente a Congregação está presente na Espanha, Portugal, Brasil, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos.

O milagre atribuído à intercessão da religiosa foi a cura, em 2003, de um homem colombiano, que sofria de pancreatite aguda. A irmã do enfermo, membro da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento, pediu a intercessão da sua fundadora para cura de seu irmão. Em 19 de março, a Santa Sé reconheceu o milagre da cura deste homem da Colômbia por intercessão de Madre Riquelme.

O Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, presidiu em nome do Papa, em 09 de novembro de 2019, na Catedral de Granada, Espanha, à Beatificação de Maria Emília Riquelme y Zayas.

"A nova Beata foi exemplar no fervor da adoração Eucarística e generosa no serviço aos mais necessitados". Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário