segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

16 de dezembro - “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” Mt 21,23

“Com que autoridade fazes estas coisas”? Com essa pergunta querem fazer Jesus cair numa armadilha, procuram induzi-lo ao erro. Mas qual é o problema que estas pessoas tinham com Jesus?

Talvez os milagres que fazia? Não, não é isto. Em realidade, o problema que escandalizava estas pessoas era aquilo que os demônios gritavam a Jesus: “Tu és o Filho de Deus, Tu és o Santo!”. Este é o ponto central, o que escandaliza de Jesus: “Ele é Deus que se encarnou”. Também para nós existem armadilhas na vida, mas aquilo que escandaliza da Igreja é o mistério da Encarnação do Verbo.

Quantas vezes se ouve dizer: ‘Mas vocês cristãos, sejam um pouco mais normais, mais razoáveis, como as outras pessoas!’ Este é um discurso de encantadores de serpentes. Por trás disto existe: ‘Mas não venham com esta história que Deus se fez homem’!

A Encarnação do Verbo, este é o escândalo que está por trás! Nós podemos fazer todas as obras sociais que queremos e dirão: “Mas que boa a Igreja, que boa obra social que faz a Igreja”. Mas se nós dissermos que nós fazemos isto porque estas pessoas são a carne de Cristo, vira um escândalo. E esta é a verdade, esta é a revelação de Jesus: esta presença de Jesus encarnado”.
E este é o ponto: Sempre existirá a sedução de fazer coisas boas sem o escândalo do Verbo encarnado, sem o escândalo da Cruz. Devemos, ao invés disto ser coerentes com este escândalo, com esta realidade que faz escandalizar. E, melhor que isto: ser coerentes com a fé.

A Igreja não é uma organização de cultura, nem de religião, nem social. A Igreja é a família de Jesus. A Igreja de Jesus confessa que Jesus é o Filho de Deus feito carne, por isto perseguiam Jesus. Este é o centro da perseguição. Se nós nos tornamos cristãos razoáveis, cristãos sociais, cristão de beneficência, qual será a consequência? Não teremos mais mártires: esta será a consequência.

Quando, ao invés disto, os cristãos disserem a verdade, professarem que o Filho de Deus veio e se fez carne, quando pregarem o escândalo da cruz, então virão as perseguições, virá a Cruz e isto será uma coisa boa.

Papa Francisco – 01 de junho de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário