segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

09 de dezembro - Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Lc 5,18


Muitas vezes há dificuldades para a cura: no trecho do Evangelho de hoje, chegam com o paralítico, com o leito, e havia uma multidão dentro e fora da casa, não conseguiam aproximar-se. Sem dúvida, se tivesse sido uma pessoa poderia abrir caminho e ir, mas havia quatro pessoas com o leito: era impossível. Mas eles queriam que o seu amigo fosse curado.

E também aquele paralítico queria ser curado e foram atrás da casa, subiram no telhado, abriram uma fenda e fizeram descer o leito com o paralítico diante de Jesus: que bonito presente! E Jesus, enquanto pregava, vê descer aquele homem, mas eles queriam que o seu amigo fosse curado, queriam isto: havia uma dificuldade e souberam ir além das dificuldades, procurar o modo de se aproximar de Jesus com a fé que pode curar. E tiveram a coragem de procurar o modo.

Eis que é preciso ter coragem para lutar e chegar ao Senhor, coragem para ter fé no início: “Se quiseres, podes curar-me, se quiseres, eu creio”. E também coragem para me aproximar do Senhor, quando existem dificuldades. É preciso ter aquela coragem: muitas vezes é preciso ter paciência e saber esperar os tempos, sem desistir, indo sempre em frente. Não teria sentido aproximar-me ao Senhor com fé e dizer: Se quiseres, podes dar-me esta graça, e então, visto que depois de três dias a graça não chega, pedir outra coisa e esquecer. É preciso ter coragem.

Nesta linha, há também muitos santos: pensemos em Santa Mônica que rezou, chorou muito pela conversão do seu filho Agostinho e conseguiu alcançá-la. Eis que é preciso ter coragem para desafiar o Senhor, coragem para se pôr em jogo. Poder-se-ia dizer: e se eu não for curado, se a graça não chegar? Talvez seja melhor não forçar muito. Não, replicou claramente o Papa: Na oração insiste-se muito, e quando há dificuldades, elas devem ser superadas, como eles fizeram.
A oração cristã nasce da fé em Jesus e com a fé vai sempre além das dificuldades. 

Papa Francisco – 12 de janeiro de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário