sábado, 28 de dezembro de 2019

28 de dezembro - Santos Inocentes


O ímpio, buscando o tesouro escondido, sacrifica hoje crianças inocentes. Rachel ficou desconsolada ao ver a imolação injusta e a morte prematura daqueles que choraram com o coração partido. Mas ela está feliz agora em vê-los no seio de Abraão.

Ele é o rei atemporal que entrou no tempo e que o governante criminoso estava procurando. Não o encontrando para matá-lo, ele abateu a multidão de inocentes, de quem ele fez mártires, cidadãos do reino celestial e acusadores pela eternidade de sua loucura, sem que ele soubesse.

Nascido da Virgem, o Senhor que precede os tempos, se tornou menino pela bondade e acolhe em oferta as Crianças, cujas almas brilham com o sangue dos Mártires. Para punir a maldade de Herodes e a sua crueldade insana, os estabeleceu nas moradas da vida eterna.

Herodes, perverso, ficou perturbado ao ver a estrela mais brilhante de toda a criação e arrancou os recém-nascidos e os bebês das mãos das suas mães. Isabel, fugindo com João, suplicou a pedra: receba a mãe com o filho. A montanha recebeu o precursor. Por sua vez, a manjedoura salvou o tesouro que a estrela havia mostrado e diante do qual os Magos se prostraram. Senhor, glória a Ti!

Senhor, amigo dos homens, suplicamos: deixe-se comover pelos sofrimentos que os santos sofreram por Ti e cure todas as nossas dores.

A estrela envia os Magos ao recém-nascido, Herodes envia em vão uma expedição injusta com a intenção de matar o recém-nascido deitado na manjedoura.

Enquanto os céus e a terra celebravam a manifestação do rei universal, Herodes se unia com os judeus que mataram os profetas. Mas era conveniente que eles se arrependessem de não poder mais reinar. O reino do Senhor, por outro lado, está destinado a ser fortificado depois de derrotar a audácia inimiga, chamando a multidão de crentes a contemplar com os santos inocentes aquele que descansa em uma manjedoura quando recém-nascido.

Liturgia Bizanntina de 29 de dezembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário