quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

11 de dezembro - Beato Jerônimo Ranuzzi


Jerônimo Ranuzzi nasceu por volta do ano 1410, na cidade de Santo Ângelo em Vado, Itália. Entrou no convento muito novo, e antes de completar 20 anos recebeu o hábito dos Servos de Maria, no convento de sua cidade natal.

Saiu da sua cidade para estudar. Depois de fazer a profissão, ele foi enviado para a Universidade de Bolonha, onde recebeu o doutorado em teologia. Depois foi ordenado sacerdote e foi ser professor em várias casas de estudo de sua ordem na Itália. Depois de uns anos seus superiores, lhe deram permissão para se retirar por uns tempos no convento de sua cidade natal.

Padre Jerônimo ganhou o carinho do mundo inteiro. Logo, começou a ser chamado de "Anjo dos bons conselhos", pela solicitude que ele praticava as obras espirituais e de misericórdia e pela prudência que resolvia as dificuldades de todos os tipos.

Sua fama, fez com que o duque de Urbino, Federico de Montefeltro, pedisse a seus superiores para enviá-lo como teólogo e conselheiro. Isto era o que o padre Jerônimo menos queria, mas aceitou por obediência. Não se sabe o tempo que ele ficou na corte de Federico. Mas lá fazia tanto sucesso, como no mosteiro, fez negociações com a Santa Sé e cooperou na solução dos assuntos de Estado. Depois votou para Santo Ângelo. Ele reconstruiu o Mosteiro feminino de Santa Maria das Graças, em Santo Ângelo em Vado

Distinguiu-se pelo amor da solidão e do silêncio, pelo espírito de contemplação, pelo dom do conselho e da prudência.

Morreu, de repente, em 11 de dezembro de 1468. A devoção do povo era tão grande e os milagres que aconteceram por sua intercessão foram tantos, que seu corpo não foi enterrado no cemitério do convento, mas colocado em um nicho no altar, na igreja dos Servos de Santo Ângelo. Foi Beatificado pelo Papa Pio VI em 1773.



Nenhum comentário:

Postar um comentário