segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

16 de dezembro - Beatos Mártires da Tailândia


Hoje celebramos a beatificação dos santos mártires da Tailândia. Em união com toda a Igreja, agradecemos à Santíssima Trindade pelo testemunho e exemplo que esses mártires deram a todo o mundo cristão. Seu exemplo de pronta aceitação da proclamação da Fé encontrou sua mais alta confirmação no nobre martírio de que eles deveriam suportar. É significativo que seu generoso sacrifício tenha sido feito dentro de uma comunidade cristã que, ainda jovem, estava preparada para dar testemunho de Jesus Cristo e do poder de seu amor com plena doação: “Vocês serão minhas testemunhas. . . até o fim da terra”.

Os mártires cuja memória celebramos hoje - alguns deles muito jovens - viviam em uma área que o resto do mundo poderia considerar remota: a vila de Songkhong, no nordeste da Tailândia. Sua comunidade carecia de padres durante a revolta política que afetou a área há cerca de cinquenta anos atrás. Nessa situação, Philip Siphong, um catequista leigo e pai de uma família, convenceu-se de que tinha de ter um papel ativo na difusão da fé. Aqui estava um leigo que estava profundamente consciente de que, através do batismo, ele pertencia a Cristo, sacerdote, profeta e rei, e, portanto, foi chamado pessoalmente para proclamar o Evangelho. Philip sentiu a obrigação de preencher, na medida do possível, a lacuna deixada pelo padre que fora expulso de sua terra. Nesse espírito, ele proclamou a palavra insistentemente, “oportuna e inoportunamente” . . . e exortando com paciência e ensino infalíveis. Philip se dedicou generosamente como um “homem de Deus”, para que cada um de seus irmãos e irmãs na fé fosse “completo e equipado para toda boa obra”, mesmo para o testemunho heroico do martírio. Este foi um testemunho que ele próprio foi o primeiro a oferecer, permitindo-se ser preso e morto em vez de trair sua fé.

Philip Siphong foi seguido neste caminho pelas Irmãs Agnes Phila e Lucy Khambang, que sustentaram a comunidade cristã em sua fidelidade ao Senhor durante aqueles dias difíceis. Presos alguns dias depois de Philip, juntamente com alguns de seus companheiros - Agatha Phutta, Cecilia Butsi, Bibiana Kamphai e Maria Phon - eles enfrentaram a morte diante de um esquadrão de tiro com grande coragem e selaram em sangue o amor que eles tinham por Cristo. Foi assim que Deus respondeu à oração que a Irmã Agnes fez em uma carta escrita na noite anterior ao martírio: "Pedimos para ser suas testemunhas, ó Senhor, nosso Deus".

Agnes, Lucia, Agatha, Cecilia, Bibiana, Maria: os nomes das antigas mártires cristãs, as virgens e mulheres santas que deram a vida pela fé devem ecoar mais uma vez na história da igreja nascente na Tailândia. Lá, ao redor da figura do catequista e mártir Philip - a “grande árvore” como era chamada em sua aldeia - o Evangelho de Jesus Cristo espalhou suas raízes e encontrou um novo florescimento.

“Regozijamo-nos em devolver a Deus a vida que Ele nos deu. . . Imploramos que você nos abra as portas do céu. . . Você está agindo de acordo com as ordens dos homens, mas nós agimos de acordo com os mandamentos de Deus”. Todas essas expressões, encontradas na última carta da irmã Agnes, poderiam facilmente ser encontradas nos Atos dos primeiros mártires cristãos. O mesmo testemunho de Cristo que os mártires da Tailândia ofereceram à sua jovem Igreja é aquele que hoje, no dia de sua beatificação, oferecem à Igreja em todo o mundo.

Papa João Paulo II - Homilia de Beatificação – 22 de outubro de 1989

No ano de 1940, estourou a guerra franco-tailandesa, com a qual o governo de Bangkok se propôs a recuperar os territórios cedidos entre o final do século XIX e o início do século XX para os colonialistas da Indochina francesa. Um período de perseguição começou para a pequena comunidade cristã tailandesa, acusada de professar a religião de inimigos europeus.

Em Songkhon, no rio Mekong, havia uma missão liderada pelo padre francês Paul Figuet, da Sociedade para Missões Estrangeiras em Paris, que foi expulso do país em 29 de novembro de 1940. A comunidade cristã local permaneceu fiel à sua religião e continuou a viver sob a orientação do catequista Philip Siphong Onphitak e das freiras Agnes Phila e Lucy Khambang, da congregação dos Amantes da Santa Cruz, professoras da escola missionária. 

Mas a perseguição se intensificou, a imagem sagrada foi profanada e algumas irmãs da comunidade estupradas. É quando Siphong decide escrever uma carta na qual denunciou esses fatos ao xerife de Mukdahan. Mas a carta caiu nas mãos da polícia local. Para acabar com a situação e forçar os moradores a retratar o cristianismo, a polícia escreveu uma carta falsa que entregou a Philip Siphong Onphitak e assinou em nome do xerife de Mukdahan, pedindo que ele aparecesse na sede da polícia de Mukdahan: quando ele chegou a No local indicado em 16 de dezembro de 1940 , os dois policiais que o escoltavam o mataram a tiros no rio Tum Nok e ordenaram que os habitantes locais escondessem seu corpo. Ele se tornou o primeiro católico de origem tailandesa a ser martirizado. 

A notícia da morte de Philip não fez com que os cristãos Songkhon abandonassem sua religião como a polícia esperava. Em 26 de dezembro do mesmo ano, Irmã Agnes e Irmã Lucy, Agatha Phutta, cozinheira da missão, e as três jovens Cecilia Butsi, Bibiana Khamphai e Maria Phon foram levadas ao cemitério da cidade e baleadas.

Carta da irmã Agnes Phila à polícia antes da execução:

Para o chefe da polícia de Songkhon:
Ontem à tarde, você recebeu sua ordem para apagar, definitivamente, o Nome de Deus, o único Senhor de nossas vidas e mentes. Nós adoramos apenas ele, senhor. Alguns dias antes, você nos mencionou que não apagaria o Nome de Deus e nos agradou de tal maneira que retiramos nossos hábitos religiosos que mostravam que éramos seus servos. Mas hoje não é assim. Nós professamos que a religião de Cristo é a única religião verdadeira. Portanto, gostaríamos de dar a nossa resposta à sua pergunta, feita ontem à noite, que não tivemos a oportunidade de responder porque não estávamos preparados para isso. Agora gostaríamos de lhe dar nossa resposta. Pedimos que você cumpra sua sentença conosco. Por favor, não demore mais. Por favor, cumpra sua sentença. Abra a porta para o céu, para que possamos confirmar que fora da religião de Cristo, ninguém pode ir para o céu. Por favor faça isso. Estamos bem preparadas. Quando partirmos, vamos lembrá-lo. Por favor, tenha piedade de nossas almas. Agradecemos e agradecemos. E no último dia nos encontraremos face a face.
Espere e veja, por favor. Mantemos seus mandamentos, oh Deus, queremos ser suas testemunhas, querido Deus. Quem somos: Agnes, Lucy, Phuttha, Butsi, Khamphai, Phon. Gostaríamos de trazer a pequena Phuma conosco, porque a amamos muito. Já tomamos uma decisão, caro senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário