terça-feira, 3 de dezembro de 2019

03 de dezembro - beato João Nepomuceno de Tschiderer


Durante esta celebração solene, tenho a alegria de elevar o servo de Deus, João Nepomuceno de Tschiderer aos altares aqui em Trento. Esta beatificação não é uma proclamação singular da ressurreição de Cristo? Esse homem, que hoje chamamos de "Bem-aventurado", não participa espiritualmente da reunião dos apóstolos com o Cristo ressuscitado, de que fala o Evangelho de hoje? Talvez ele também não tenha ouvido a mesma pergunta que Cristo dirigiu a Pedro no lago de Genezaré: "Tu me amas?" (Jo 21, 15). E ele, como Pedro, não tentou responder a essa pergunta durante toda a vida: "Certamente, Senhor, Tu sabes que eu te amo"? (Jo 21, 15)

Quando nos ocupamos com a significativa beatificação de João de Nepomuceno de Tschiderer e seu amor ilimitado por Cristo, também pensamos em sua região de origem, na qual ele realizou sua obra de caridade entre os crentes de língua alemã.  Nascido e batizado em Bolzano, ele também trabalhou como pastor nas paróquias de língua alemã da diocese de Trento. Como bispo auxiliar de Brixen, ele também dirigiu sua preocupação pastoral a Feldkirch.

O bispo João Nepomuceno de Tschiderer também foi um homem que atravessou fronteiras. Fez sua a ordem que o Senhor deu, de servir e não ser servido (Mt 20,26). O bispo João Nepomuceno conseguiu ir além dos limites da diversidade de condições sociais, linguagem e mentalidade.

De fato, o novo Beato trabalhou no coração da Europa e conseguiu, com o exemplo esclarecedor de sua pessoa, preservar identidades e ainda promover a comunhão.

O amor ao Senhor ressuscitado e à sua Igreja, que tem a tarefa de proclamar o Evangelho a todos os povos até os confins da terra e de fazer de todos os seus homens seus discípulos (cf. Mt 28:19), despertou nele uma nova preocupação com as vocações. Os seminários episcopais, sobretudo o Giovannao, que leva seu nome, lembram hoje também esta tarefa de preparação tão importante para a Igreja e para uma resposta firme da vida sacerdotal ao chamado do Senhor a seus seguidores particulares. Peço a todos os fiéis, sacerdotes e religiosos de suas dioceses que nunca parem de orar, para que o Senhor das massas envie trabalhadores para a sua vinha (cf. Mt 9, 37-38).

O bispo João Nepomuceno recebeu o dom do amor de Deus em uma medida extraordinária. Todo ato de sua vida era animado por um relacionamento profundo e intenso com o Senhor, cultivado diariamente no recolhimento e oração. Graças a isso, ele soube viver um grande desapego de qualquer forma de compromisso com os confortos e honras da terra. Os vários ministérios que lhe foram confiados, com sua pesada responsabilidade, foram abordados por ele com a coragem que vem apenas da humildade. Ciente de sua própria inadequação, ele não hesitou em lançar redes, confiando, como Pedro, na palavra de Cristo.

Se nesses estupendos vales de Trentino o nome de Cristo continua a parecer benéfico e se a resposta da fé nele sempre permanece muito viva, é certamente devido não apenas à graça do Espírito Santo, aos primeiros evangelizadores desta terra, São Vigílio e os mártires de Anaúnia e para aqueles que depois deles sabiam vencer, como o novo Beato, o medo dos homens de se consagrarem plenamente ao Evangelho. O bispo João Nepomuceno colocou-o em primeiro lugar e o anunciou com palavras e vida. No atestado de óbito, estava escrito: "Ele amava Trento e era amado pelos Trentinos".

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 30 de abril de 1995

Quinto de sete irmãos, João Nepomuceno de Tschiderer nasceu em Bolzano em 15 de abril de 1777. Quando criança, ele teve problemas com a pronúncia e permaneceu um pouco gaguejante, mesmo quando adulto. De sua família, ele recebeu uma educação completa e rigorosa.
Em 1785, a família teve que se mudar para Innsbruck, mas no ano seguinte João retornou a Bolzano, ficando com seu avô materno para poder frequentar o ginásio franciscano. 
Em 27 de julho de 1800, ele foi ordenado sacerdote em Bolzano e celebrou a primeira missa em Collalbo, no planalto de Renon. 
Em 1802, ele passou um ano em Roma, onde foi repetidamente recebido em audiência pelo Papa Pio VII. 
Em 1810, ele conseguiu realizar o desejo de se tornar um pároco em Sarentino, onde fundou pequenas escolas.  Apesar dos muitos quilômetros para percorrer os caminhos das montanhas, ele visitava regularmente os paroquianos mais pobres, distribuindo sua comida.
Em 1819, foi nomeado pároco de Merano, e continuou seu trabalho com dedicação: ele favoreceu a escola das senhoras inglesas, ajudando estudantes e artesãos em dificuldade, visitando prisioneiros semanalmente e gastando muito tempo em confissões.

Em 1826, ele foi chamado para Trento e, em 1832, tornou-se bispo auxiliar de Bressanone. Em 1834, ele foi nomeado bispo de Trento. João chegou a Trento em 1º de maio de 1835. Em seu episcopado, ele se destacou por suas numerosas visitas pastorais a todas as partes da diocese, que, por extensão, perdiam apenas para as de Milão. Ele consagrou sessenta novas igrejas e continuou seu trabalho em favor dos mais pobres, apoiando, entre outros, o Johanneum em Bolzano e o Instituto para surdos e mudos em Trento.
Em 1859, o agravamento de sua doença, a hidropisia cardíaca, quase o impediu de se mover, mas ele continuou as celebrações episcopais até que em 1860 ele estava acamado com febre alta.
Depois de receber a unção dos doentes e a bênção papal na noite de 3 de dezembro de 1860, ele morreu em paz. 
Foi beatificado em 1995 pelo Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário