quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

19 de dezembro - Santo Anastácio I - Papa


Anastácio, 39º Papa da Igreja Católica, nasceu em Roma e foi Papa entre os anos de 399 e 401, sendo eleito para suceder a São Sirício (384-399).

Combateu com energia a heresia donatista nas províncias no Norte da África. Na base dessa heresia, estava o rigorismo defendido pelo bispo Donato (donde o nome “donatismo”), bispo da Numídia, no Norte da África. Dentre tantas ações, papa Anastácio é mais conhecido pela controvérsia contra o origenismo, isto é, ele foi totalmente contrário à posição defendida por alguns partidários de Orígenes – um grande escritor eclesiástico – segundo a qual, as almas seriam eternas e os demônios poderiam também se converter e alcançar a salvação, tornando o inferno algo obsoleto.
Praticamente o que se sabe sobre o Papa Santo Anastácio vem do conteúdo das cartas de São Jerônimo. São Jerônimo chegou a tecer grandes elogios à Anastácio. Num de seus discursos, Jerônimo afirma que se o papa morreu cedo, foi por respeito da Providência, pois assim o papa foi poupado de assistir ao trágico espetáculo da queda de Roma, por obra do bárbaro Alarico.

A história guarda também a memória da amizade que papa Anastácio nutria por São Paulino, bispo de Nola: entre os dois houve uma intensa troca de cartas.

Eleito em 27 de novembro de 399, conciliou os cismas entre Roma e a Igreja de Antioquia. Combateu tenazmente os seguidores de costumes imorais, que estavam convencidos de que também na matéria se escondia a divindade. 
Deixou como principal legado para a liturgia católica a obrigação dos sacerdotes permanecerem de pé durante a leitura do Evangelho.

Morreu em 19 de dezembro, em Roma e foi sucedido por Santo Inocêncio I (401-417). 


Segundo o Martirológio Romano, pouco depois de sua morte Roma foi tomada e saqueada pelos Godos, um povo germânico originário das regiões meridionais da Escandinávia, que se distinguiam por usarem escudos redondos e espadas curtas e obedecerem fielmente a seus reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário