segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

02 de dezembro - Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Mt 8,8


O gesto de Jesus que deu aos seus discípulos o seu Corpo e o seu Sangue na última Ceia, continua ainda hoje pelo ministério do sacerdote e do diácono, ministros ordinários da distribuição aos irmãos do Pão da vida e do Cálice da salvação.

Depois de ter partido o Pão consagrado, isto é, o Corpo de Jesus, o sacerdote o mostra aos fiéis, convidando-os a participar do banquete eucarístico, dizendo as palavras: "Felizes os convidados para a Ceia do Senhor: eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo".
Este convite inspirado em uma passagem do Apocalipse nos chama a experimentar a íntima união com Cristo, fonte de alegria e de santidade.

É um convite que alegra e ao mesmo tempo impele a um exame de consciência iluminado pela fé. Se por um lado, de fato, vemos a distância que nos separa da santidade de Cristo, por outro acreditamos que o seu Sangue é "derramado pela remissão dos pecados". Todos nós fomos perdoados no batismo e todos nós somos e seremos perdoados cada vez que nos aproximarmos do Sacramento da Penitência. E não esqueçam, Jesus perdoa sempre. Jesus não se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão.

Santo Ambrósio dizia: "Eu que peco sempre, devo sempre dispor de remédio!", e com esta fé também nós voltamos o nosso olhar ao Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e o invocamos com as palavras: "Ó Senhor, não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo". Isso dizemos em cada Missa.

Se somos nós a nos mover em procissão para fazer a Comunhão, nós vamos em direção ao altar em procissão para fazer a comunhão. Na realidade é Cristo que vem em nosso encontro para assemelharmo-nos a Ele. Há um encontro com Jesus! Nutrir-se da Eucaristia significa deixar-se transformar enquanto recebemos.

Papa Francisco – 21 de março de 2018

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário