segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

30 de dezembro - O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. Lc 2,40


Nestes dias natalícios é colocado diante de nós o Menino Jesus. Houve um tempo em que, na Pessoa divino-humana de Cristo, Deus foi um menino e isso deve ter um significado peculiar para a nossa fé. É verdade que a sua morte em cruz e a sua ressurreição são a máxima expressão do seu amor redentor, porém não esqueçamos que toda a sua vida terrena é revelação e ensinamento.

No período natalício recordamos a sua infância. Para crescermos na fé temos precisamos contemplar com mais frequência o Menino Jesus. As raras indicações que temos fazem referência à imposição do nome depois de oito dias do seu nascimento e à apresentação no Templo; e a visita dos Magos com a consequente fuga ao Egito. Depois, há um grande salto até os doze anos, quando com Maria e José vai em peregrinação a Jerusalém para a Páscoa e, em vez de retornar com os seus pais, fica no Templo falando com os doutores da lei.

Sabemos pouco de Jesus Menino, mas podemos aprender muito com Ele se olhamos para a vida das crianças. É um belo hábito que os pais, os avós, têm de olhar para as crianças, o que fazem.

Descobrimos, antes de tudo, que as crianças querem a nossa atenção. Elas devem estar no centro, por quê? Por que são orgulhosas? Não! Porque precisam sentir-se protegidas. É necessário também colocar no centro da nossa vida Jesus e saber, mesmo que possa parecer paradoxal, que temos a responsabilidade de protegê-lo. Quer estar entre nossos braços, deseja ser cuidado e poder fixar o seu olhar no nosso.

Além disso, fazer Jesus sorrir para demonstrar a Ele o nosso amor e a nossa alegria porque Ele está em meio a nós. O seu sorriso é sinal de amor que nos dá a certeza de sermos amados.

Jesus, menino, é o filho de Deus que vem para nos salvar. Veio em meio a nós para nos mostrar a face do Pai rico de amor e de misericórdia. Apertemos, então, entre os nossos braços o Menino Jesus, coloquemo-nos a seu serviço: Ele é fonte de amor e de serenidade.
Papa Francisco – 30 de dezembro de 2015

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário