domingo, 8 de dezembro de 2019

08 de dezembro - Eis aqui a serva do Senhor! Lc 1,38


Na primeira Leitura de hoje há o homem que, nos primórdios, diz não a Deus e no Evangelho há Maria que, na Anunciação, diz sim a Deus. Em ambas as Leituras é Deus quem procura o homem. Mas no primeiro caso vai ter com Adão, depois do pecado, e pergunta-lhe: Onde estás? e ele responde: Ocultei-me. No segundo caso, ao contrário, vai ter com Maria, sem pecado, a qual responde: Eis a serva do Senhor! Eis-me é o oposto de ocultei-me.
eis-me abre a Deus, enquanto o pecado fecha, isola, leva-nos a permanecer sós conosco mesmos.

Eis-me é a palavra-chave da vida! Assinala a passagem de uma vida horizontal, centrada em nós e nas nossas necessidades, para uma vida vertical, projetada para Deus. Eis-me significa estar disponível para o Senhor, é a cura para o egoísmo, mas é o antídoto contra uma vida insatisfeita, à qual falta sempre algo. Eis-me é o remédio contra o envelhecimento do pecado, é a terapia para permanecer jovem dentro. Eis-me significa acreditar que Deus conta mais que o meu ego. Significa escolher apostar no Senhor, dócil às suas surpresas. Por isso, dizer-lhe eis-me é o maior louvor que lhe podemos oferecer.

Por que não começar assim os dias, com um “eis-me, Senhor”? Seria bom dizer todas as manhãs: “Eis-me, Senhor, que hoje se cumpra em mim a tua vontade!” Di-lo-emos na prece do Angelus, mas juntos podemos repeti-lo já agora: Eis-me, Senhor, que hoje se cumpra em mim a tua vontade!

Maria acrescenta: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Não diz: “Faça-se em mim segundo a minha vontade”, mas “segundo a tua”. Não põe limites a Deus. Não pensa: Dedico-me um pouco a Ele, despacho-me e depois faço o que eu quiser. Não, Maria não ama o Senhor quando lhe apetece, de modo descontínuo. Vive confiando completamente em Deus. Eis o segredo da vida. Tudo pode quem confia totalmente em Deus.

Papa Francisco – 08 de dezembro de 2018

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário