sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

27 de dezembro - Isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. IJo 1,3


A vida de comunhão com Deus e entre nós é a finalidade própria do anúncio do Evangelho, a finalidade da conversão ao cristianismo:  "O que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós estejais em comunhão conosco”.

Por conseguinte, esta dúplice comunhão com Deus e entre nós é inseparável. Onde se destrói a comunhão com Deus, que é comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, destrói-se também a raiz e a fonte da comunhão entre nós. E onde a comunhão entre nós não for vivida, também a comunhão com o Deus-Trindade não é viva nem verdadeira, como ouvimos.

A comunhão, fruto do Espírito Santo é alimentada pelo Pão eucarístico e exprime-se nas relações fraternas, numa espécie de antecipação do mundo futuro. Na Eucaristia, Jesus alimenta-nos, une-nos a Si, com o Pai, o Espírito Santo e entre nós, e esta rede de unidade que abraça o mundo é uma antecipação do mundo futuro neste nosso tempo. Precisamente assim, sendo antecipação do mundo futuro, a comunhão é um dom também com consequências muito reais, que nos faz sair das nossas solidões, dos fechamentos em nós mesmos, e nos torna partícipes do amor que nos une a Deus e entre nós.

Papa Bento XVI – 29 de março de 2006

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário