segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

23 de dezembro - Beato Paulo Meléndez Gonzalo


Com a beatificação, nas últimas duas décadas, de quase mil mártires da guerra civil espanhola, pode-se dizer que todas as categorias de emprego estão agora oficialmente representadas no paraíso. Os leigos, na grande maioria provenientes das fileiras da Ação Católica, estão, de fato, tão significativamente representados entre as centenas de abençoados entre bispos, padres e religiosos, que podem oferecer a cada trabalhador um modelo e protetor contemporâneo.
Paulo Meléndez Gonzalo mártir da guerra civil espanhola, foi o primeiro presidente da Junta Diocesana da Ação Católica na Arquidiocese de Valência.

Nasceu em Valência em 07 de novembro de 1876, desde a infância, era muito devoto e, aos quinze anos, ingressou na Congregação Mariana, nas Conferências de São Vicente de Paulo e na Adoração Noturna. Ele era um aluno brilhante do instituto. Seu pai era oficial da Guarda Civil e morreu quando ele tinha 14 anos.  Órfão de pai, ao entrar na Universidade para cursar Direito, continuou ajudando em casa e aumentou seu apostolado entre os estudantes universitários.

Juntou-se à Juventude Católica e foi um dos precursores do Movimento Católico em Valência. Quando jovem, acompanhou o padre Vicent em sua grande campanha em favor dos trabalhadores católicos e com ele colaborou no Patronato da Juventud Obrera, na Casa de los Obreros. 

Paulo se casou em 1904 com Dolores Boscá Bas, e tiveram dez filhos. Presidiu a Juventude Católica e o Primeiro Conselho e Junta Diocesana de Ação Católica. Também a Legião Católica, antecessora da Ação Católica, e a Associação dos Pais. Foi diretor do jornal La Voz de Valencia e, durante seis anos, vereador e vice-prefeito da cidade de Valência. Ele também foi eleito deputado provincial por dezoito anos consecutivos e foi por oito anos diretor da Casa de Beneficência.

Fazia parte do Conselho de Administração e Governo do Colégio Imperial de Crianças Órfãs de San Vicente Ferrer; foi presidente padroeiro das Escolas de Dom Juan de Dios Montañés de Álvarez, em Ruzafa, e dos Oblatos em Godella, atuou na Comissão de Presos e Libertadores. Ele assumiu, em suma, tudo o que a autoridade eclesiástica lhe confiava. 

Em 1936, quando a Guerra Civil Espanhola atingiu o auge da violência, assumindo as características de uma perseguição religiosa adequada, o advogado que "cheirava muito a incenso" foi imediatamente alvo: ele, imperturbável, continuou sua atividade habitual, com o compromisso habitual, com a serenidade habitual.
De fato, ele também aceita se tornar advogado do bispo, tarefa que muitos recusaram por medo de se expor demais. Ele recusa qualquer conselho para moderar seu compromisso e limitar seu apostolado, bem como para se esconder: ele não tem medo e, ao mesmo tempo, não quer abandonar seu filho gravemente doente, Carlos.

Eles o prenderam no dia 25 de outubro, junto com seu filho Alberto, e diante dos juízes, quando perguntados se ele era católico, ele responde com orgulho "Católico Apostólico Romano". Eles o mantêm na prisão. Suporta a prisão com serenidade, enfrenta torturas com extrema dignidade, até alguns dias antes do Natal. Para as filhas, que pedem notícias, a direção da prisão garante que sua libertação era iminente. Apenas para descobrirem, na véspera de Natal, o corpo do pai e do irmão entre os corpos empilhados no cemitério de Valência: fuzilados como os outros e traspassado com um golpe no pescoço, talvez no mesmo dia, talvez no dia anterior.

Porque era "católico demais", porque não o haviam dobrado em seu desejo de permanecer "fiel a Deus, à Igreja e ao país". A Igreja reconheceu o martírio da morte do advogado Paulo Meléndez Gonzalo e João Paulo II e o beatificou em 11 de março de 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário