sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

06 de dezembro - Beato Heliodoro Ramos Garcia


Heliodoro Ramos Garcia nasceu em Monleras, Salamanca em 29 de outubro de 1915 e foi batizado dois dias depois. 

Tendo sido educado como um bom cristão, depois de ouvir o chamado do Senhor para a vocação religiosa, passou quatro anos com os frades dominicanos. Descobrindo que esse não era o seu caminho, pediu para entrar na Congregação Salesiana e foi admitido no seminário de Carabanchel Alto. Mas, dadas as suas dificuldades com os estudos, os superiores o aconselharam a se preparar para entrar como coadjutor e não como sacerdote. De lá, foi para o noviciado de Mohernando (Guadalajara), e fez sua profissão em 23 de julho de 1936.

Antes de professar, em 27 de janeiro de 1936, ele escreveu à irmã uma carta que refletia a seriedade de seu compromisso e seu estado de espírito alguns meses antes de seu martírio. Na carta, falou, de maneira calma e atenciosa, da importância do período em que vivia, da atmosfera familiar salesiana, vivenciada especialmente nas últimas férias de Natal, de sua felicidade no caminho da vocação como coadjutor e de sua serenidade com essa decisão tomada por seus superiores. Ele também disse a ela como estava determinado a viver sua vida religiosa intensamente.

No mesmo dia de sua profissão, a casa de Mohernando foi atacada e ocupada por milicianos.

Heliodoro Ramos experimentou as mesmas vicissitudes da comunidade salesiana de Mohernando, desde o início da perseguição até 2 de agosto. Nesse dia, ele, seu diretor, Miguel Lasaga e outros cinco companheiros: Juan Larragueta Garay, Luis Martínez Alvarellos, Florencio Rodríguez Guemes, Pascual de Castro Herrera e Esteban Vázquez, foram presos e levados para a prisão de Guadalajara. Os seis jovens e seu diretor permaneceram na prisão em Guadalajara até serem fuzilados em 6 de dezembro.

Em 6 de dezembro de 1936, sentindo a iminência de seu fim, eles receberam de seu superior a absolvição dos pecados, reuniram-se em oração em torno de seu diretor até serem mortos na mesma prisão.

Heliodoro Ramos foi beatificado em 28 de outubro de 2007 em Roma pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, durante a cerimônia de beatificação de 498 mártires espanhóis.
A festa do Beato Heliodoro Ramos foi marcada para 6 de dezembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário