quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

19 de dezembro - Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Lc 1,13


A liturgia de hoje nos fala do anúncio do anjo Gabriel a Zacarias: sua mulher Isabel teria um filho.
João filho de Isabel, a estéril, Jesus filho de Maria, a virgem de Nazaré: existe uma unidade intrínseca entre Zacarias e Isabel e Maria: a vida nasce da impossibilidade humana: um casal idoso, estéril, uma virgem que não conhece homem. Deus irrompe na história fazendo brotar a vida nova que é graça e que produz, em quem a aceita, a fecundidade de gerar novas vidas através do serviço aos pobres. A Bíblia narra diversos nascimentos inexplicáveis aos olhos humanos, mas que revelam o poder do Deus da vida.

Ao ouvir o anjo, Zacarias duvida, pede uma prova, a certeza de que gerará um filho: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”.  Ao ouvir o anjo, Maria pergunta como Deus agirá e logo entra no plano divino, sem medir consequências nem pedir provas: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Por ter duvidado, Zacarias ficou mudo até o nascimento de João e Maria foi às montanhas da Judeia servir a Isabel. Ao nascer-lhe o filho, Zacarias prorrompe no hino Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou.

Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário