quarta-feira, 1 de abril de 2020

01 de abril - Beato Giuseppe Girotti


Religioso dominicano, professo sacerdote da Ordem dos Pregadores e mártir, que morreu em odium fidei no campo de concentração de Dachau, na Alemanha. Reduzido a um esqueleto vivo, foi visto com o rosário na mão, "um cadáver" que ainda sabia consolar e absolver aqueles que o abordavam.
Sacerdote aos 25 anos, Giuseppe Girotti, nascido em Alba - Itália - em 19 de julho de 1905, em uma família muito pobre, de caráter vivo e brilhante no intelecto, depois de estudos bíblicos em Jerusalém e Roma, foi professor de literatura sagrada em Turim. Sempre caridoso com os mais pobres, com a suspensão do ensino em 1939, trabalhou de todas as maneiras para ajudar os judeus e acabou preso e deportado para Dachau, onde sobreviveu entre humilhação e sofrimentos, por apenas seis meses.

Seu ministério não terminou na "cadeira" porque o padre Girotti tinha uma grande sensibilidade social: voluntariamente e generosamente ele se dedicou ao serviço dos mais necessitados e no hospício dos pobres de Turim e em várias outras atividades de caridade. Com a reviravolta dos eventos da Segunda Guerra Mundial, o padre Girotti tornou-se o animador e organizador de uma vasta rede de ajuda aos judeus: ele trabalhou para encontrar esconderijos seguros para muitos deles, mas também a maneira de ter documentos de identidade com a possibilidade de expatriação.

Por sua atividade humana e cristã, que ele fez para a caridade - como costumava dizer - o padre Girotti foi preso no final de agosto de 1944: primeiro preso em Turim, depois em Milão, em Bolzano, e finalmente levado para o campo de extermínio de Dachau, na Baviera. Lá, ele realmente experimentou uma provação, que culminou nos trabalhos forçados - de manhã à noite - sob todos os tipos de mau tempo.

Mesmo nessas etapas de uma via pessoal, o padre Girotti se destacava por sua generosidade em relação a outros prisioneiros. Doente, ele foi hospitalizado na enfermaria, onde terminou sua jornada terrestre em 1º de abril de 1945: talvez ele tenha sido morto com uma injeção de benzina ou talvez tenha morrido de falência total após as dificuldades e violências que sofreu. Os colegas de cela, em seu beliche, escreveram: "San Giuseppe Girotti".

Sua trajetória de vida e especialmente sua proximidade com os judeus ganharam reconhecimento público pelo Estado de Israel, que em 1995 lhe concedeu a medalha como "Justo entre as Nações" e uma árvore foi plantada em sua homenagem na Viale dei Giusti em Jerusalém.

No Angelus de 23 de abril de 2014 o Papa Francisco comentou: No próximo domingo, em Alba, no Piemonte, o Beato Giuseppe Girotti, sacerdote da Ordem dos Frades Pregadores, será proclamado Beato, por ter sido morto, em odium fidei, no campo de concentração nazista de Dachau. Seu heroico testemunho cristão e seu martírio podem inspirar muitos a desejar aderir cada vez mais a Jesus e ao Evangelho.

Foi beatificado no dia 26 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário