sexta-feira, 15 de novembro de 2019

15 de novembro - Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Lc 17,26


No trecho evangélico de hoje Jesus, falando do último dia, precisamente do ocaso, diz: “Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca”. Em síntese, tudo é habitual, a vida é assim: vivemos desta maneira, sem pensar no ocaso deste modo de viver.

Mas também esta é uma idolatria: ser apegado aos hábitos, sem pensar que isto terminará. E a Igreja faz-nos olhar para o fim destas coisas. Por conseguinte, também os hábitos podem ser considerados como deuses. Então a idolatria consiste em pensar que a vida é assim, a ponto de ir em frente por hábito. E tal como a beleza acabará noutra beleza, também os nossos hábitos acabarão numa eternidade, noutro hábito. Mas há Deus!

Eis então, que a Igreja nos prepara no final do ano litúrgico e nos faz pensar precisamente no fim das coisas criadas. Sim, serão transformadas, mas há um conselho que Jesus nos dá no Evangelho de hoje: “não voltar atrás, não olhar para trás”. E lembrai-vos da esposa de Lot.

Na carta aos Hebreus, lemos: “Nós — crentes — não somos gente que volta atrás, que cede, mas pessoas que vão sempre em frente”. Devemos ir sempre em frente nesta vida, olhando para as belezas, e com os hábitos que todos temos, mas sem os divinizar porque acabarão. Por conseguinte, sejam estas pequenas belezas, que refletem a grande beleza, os nossos hábitos para sobreviver no cântico eterno, na contemplação da glória de Deus.

Papa Francisco – 13 de novembro de 2015

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário