sábado, 16 de novembro de 2019

16 de novembro - Beato Antonius Joseph Marxen


Um bom pastor não abandona suas ovelhas quando vê o lobo chegando - com essas palavras, o padre Antonius Joseph Marxen, em 1944, rejeitou o chamado para retornar à Alemanha em vista da revolução comunista na Albânia. Marxen foi morto a tiros em novembro de 1946, perto da capital Tirana e no dia 5 de novembro de 2016 foi beatificado pela Igreja.

Antonius Joseph Marxen nasceu em 2 de agosto de 1906, como o quarto de nove filhos do casal Nikolaus e Maria Marxen em Worringen, perto de Colônia na Alemanhã. Ele se formou no colegial do Steyler Missionare em St. Wendel (Sarre), depois ingressou na Ordem dos Verbitas e concluiu seus estudos de filosofia no Colégio Filosófico-Teológico do Instituto St. Augustin, perto de Bonn. Em 1931, Marx mudou-se para a segunda universidade dos missionários Steyl na área de língua alemã, a Universidade St. Gabriel em Mödling, perto de Viena. Ele abandonou os estudos de teologia e se desligou da Ordem. Ele finalmente concluiu seu estudo de teologia no St. Andrew's College para a Missão Oriental.

Após sua ordenação em junho de 1936, ele partiu para a Albânia, onde trabalhou até sua morte, como sacerdote e missionário. De acordo com as informações fornecidas sobre o trabalho de Marx na Albânia, o jovem sacerdote no município de Jubë, perto do porto de Durrës, procurou dialogar com muçulmanos e ortodoxos locais e foi igualmente reconhecido pela sua vida de santidade por representantes de ambos os lados e pelos membros da sua comunidade.

A Albânia era politicamente instável e contestada nos dez anos que Marx passou lá. O país estava sob o domínio otomano há séculos, tornando-se um reino independente em 1912 e logo perdendo sua independência. Tentativas de construir uma república falharam. Em 1936, o país estava sob regime autoritário e foi anexado em 1939 pela Itália fascista. Em 1944, os comunistas sob Enver Hoxha expulsaram os ocupantes e estabeleceram uma ditadura comunista.
O governo comunista rejeitou qualquer forma de culto religioso. Escolas religiosas, enfermarias e outras instituições foram fechadas, os membros da igreja foram intimidados e ameaçados. Joseph Marxen, que continuou a servir como padre, foi preso pela primeira vez em março de 1946. A acusação: cooperação com os colaboradores alemães da Gestapo e da Albânia. Cidadãos respeitados de sua comunidade natal, Jubë - incluindo pelo menos um muçulmano - inicialmente conseguiram convencer o governo a libertar Marxen. No entanto, pouco tempo depois, ele foi preso novamente, levado para a prisão de Tirana e morto a tiros em 16 de novembro de 1946 em circunstâncias que nunca foram esclarecidas.

Em 2002, a Conferência Episcopal da Albânia instituiu um julgamento para beatificar cerca de 40 católicos que foram assassinados sob o regime comunista, incluindo Joseph Marxen. O Papa Francisco reconheceu o padre alemão como mártir em 26 de abril de 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário