segunda-feira, 11 de novembro de 2019

11 de novembro - Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” Lc 17,5


O Evangelho hoje apresenta o tema da fé, introduzido pela pergunta dos discípulos: “Aumenta a nossa fé!”

Uma bela oração, que devemos recitar muito durante o dia: “Senhor, aumenta a minha fé!” 
Jesus responde com a imagem do grão de mostarda: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: “Arranca-te daí e planta-te no mar”, e ela havia de vos obedecer.
A amoreira é uma árvore forte, bem enraizada na terra e resistente aos ventos. Portanto, Jesus quer fazer compreender que a fé, ainda que pequena, pode ter a força de erradicar até mesmo uma amoreira. E depois transplantá-la no mar, o que é algo ainda mais improvável: mas nada é impossível para aqueles que têm fé, porque eles não confiam nas suas próprias forças, mas em Deus, que tudo pode.

A fé comparável com o grão de mostarda é uma fé que não é soberba nem autoconfiante; não pretende ser a de um grande crente, por vezes fazendo má figura! É uma fé que na sua humildade sente uma grande necessidade de Deus e na sua pequenez abandona-se com plena confiança a Ele. É a fé que nos dá a capacidade de olhar com esperança para os altos e baixos da vida, que nos ajuda a aceitar até mesmo as derrotas e os sofrimentos, sabendo que o mal nunca teve, nunca terá, a última palavra.

Papa Francisco – 06 de outubro de 2019

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário