segunda-feira, 18 de novembro de 2019

18 de novembro - Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Lc 18,38


O Evangelho de hoje nos apresenta um personagem: É cego e não tem quem o ouça; e, quando queria falar, mandavam-no calar. Jesus ouve o seu grito. E, quando Se encontra com ele, deixa-o falar. Não era difícil intuir o pedido que ele faria: é óbvio que um cego queira ver ou reaver a vista. Mas Jesus não tem pressa, reserva tempo para a escuta. E aqui temos o primeiro passo para ajudar o caminho da fé: escutar. É o apostolado do ouvido: escutar, antes de falar.

Depois da escuta, um segundo passo para acompanhar o caminho de fé: fazer-se próximo. Jesus encontra pessoalmente o cego. Diz-lhe: Que queres que Eu faça por ti? Fazer-se próximo é levar a novidade de Deus à vida do irmão, é o antídoto contra a tentação das receitas prontas. Interroguemo-nos se somos cristãos capazes de nos tornar próximo, capazes de sair dos nossos círculos para abraçar aqueles que não são dos nossos e a quem Deus ansiosamente procura.

Testemunhar é o terceiro passo. Não é cristão esperar que os irmãos inquietos batam às nossas portas; somos nós que devemos ir ter com eles, não lhes levando a nós mesmos, mas Jesus. Ele manda-nos, como aqueles discípulos, para encorajar e levantar em seu nome. Manda-nos dizer a cada um: Deus pede para te deixares amar por Ele. Quantas vezes, em vez desta mensagem libertadora de salvação, nós levamos a nós mesmos, quantas vezes as pessoas sentem mais o peso das nossas instituições que a presença amiga de Jesus! Então parecemos como uma ONG, e não como a comunidade dos redimidos que vivem a alegria do Senhor.

Ouvir, fazer-se próximo, testemunhar. No Evangelho, o caminho de fé termina, de maneira bela e surpreendente, com Jesus que diz: Vai, a tua fé te salvou. E todavia, o cego não fez profissões de fé, não realizou ação alguma; pediu apenas piedade. Sentir-se necessitado de salvação é o início da fé. É o caminho direto para encontrar Jesus. A fé, que salvou o cego, não estava nas suas ideias claras sobre Deus, mas no fato de O procurar, de O querer encontrar. A fé é questão de encontro, não de teoria. No encontro, Jesus passa; no encontro, palpita o coração da Igreja. Então serão eficazes, não as nossas homilias, mas o testemunho da nossa vida.

Papa Francisco – 28 de outubro de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário