terça-feira, 12 de novembro de 2019

12 de novembro - "Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer." Lc 17,10


Como podemos compreender se realmente temos fé, isto é, se a nossa fé, ainda que pequena, é genuína, pura, direta? Jesus nos explica indicando qual é a medida da fé: o serviço. E explica com uma parábola que, à primeira vista, é um pouco desconcertante, pois apresenta a figura de um senhor arrogante e indiferente. Mas, precisamente este modo de fazer do mestre faz sobressair qual é o verdadeiro centro da parábola, ou seja, a atitude de disponibilidade do servo. Jesus quer dizer que o homem de fé se comporta assim em relação em Deus: rende-se completamente à sua vontade, sem cálculos nem pretensões.

Esta atitude para com Deus reflete-se também na forma como nos comportamos em comunidade: reflete-se na alegria de estarmos ao serviço uns dos outros, encontrando já nisto a nossa recompensa e não nos reconhecimentos nem nas vantagens que disto podem derivar. É o que Jesus ensina no final deste relato: quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”.

Servos inúteis, ou seja, sem pretensão de ser agradecidos, sem reivindicações. Somos servos inúteis é uma expressão de humildade e disponibilidade que faz tanto bem à Igreja e recorda a atitude correta de trabalhar nela: o serviço humilde de que Jesus nos deu o exemplo, lavando os pés dos discípulos.

Papa Francisco – 05 de outubro de 2019

Hoje celebramos: 
São Josafá
São Diogo de Alcalá
São Margarito Flores Garcia
Santo Emiliano de Cogolla


Nenhum comentário:

Postar um comentário