quinta-feira, 21 de novembro de 2019

21 de novembro - São Pelágio I - Papa


São Gelásio I foi o 49º papa da história da Igreja Católica. Nascido na África no ano 410, era filho de um humilde ferreiro, sempre viveu na pobreza e amou os pobres.

Foi um homem singular em sua época. Na ocasião, a Igreja Católica já havia conquistado grande espaço e influência no Império Romano. A religião havia se tornado a oficial entre os romanos e a bíblia já havia sido definida quanto ao seu conteúdo. Gelásio traçou um caminho religioso por uma longa vida. Com o falecimento do papa Félix III, foi eleito no dia primeiro de março de 492 para ser seu sucessor. Já aos 82 anos de idade.

Papa Gelásio I foi singular, inicialmente, pela idade que tinha quando assumiu o papado. E em segundo lugar porque era de origem africana.

Como líder da Igreja Católica foi combatente das doutrinas heréticas. Combateu o pelagianismo, o maniqueísmo e o arianismo. A primeira delas era uma doutrina atribuída a Pelágio da Bretanha que sustentava que todo homem era responsável pela sua própria salvação, não necessitando da graça divina. Ideia que fere diretamente a fé em Cristo. O maniqueísmo era uma filosofia sincrética e dualista fundada por Maniqueu que dividia o mundo entre bom e mau. O bom era o espírito e o mau era a matéria. A ideologia que fere profundamente o homem feito à imagem e semelhança de Deus. Por fim, o arianismo era uma falsa visão cristológica sustentada pelos seguidores de Arius que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, ou seja, negava que os dois possuíssem a mesma essência.

Além de combater heresias, São Gelásio I foi o primeiro Papa que expressou a autoridade máxima do Papa, ou, do bispo de Roma, sobre toda a Igreja Católica. Ele desenvolveu também um enorme trabalho que visou a renovação litúrgica da Igreja. Neste sentido, ele pôs em ação o Sacramentário Gelasiano, visando uniformizar os ritos e as funções entre as igrejas. 

O Sacramentário Gelasiano é um decreto que contém perto de cinquenta prefácios litúrgicos e uma bela coletânea de orações para serem recitadas na santa missa. Atualmente, alguns dos decretos assinados por ele encontram-se no Museu Britânico.

O papado de Gelásio I durou pouco mais de quatro anos, ele viveu a pobreza evangélica mesmo sendo o líder máximo da Igreja. E, também, quando faleceu, era um pobre, não possuindo nenhum bem em seu nome. Sua caridade praticada para com os pobres mereceu destaque em sua vida. Por causa dessa caridade, ele foi apelidado de o "Papa dos pobres". Faleceu no dia 21 de novembro de 496, na cidade de Roma, aos 86 anos de idade. Seu sucessor foi o Papa Anastácio II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário