quinta-feira, 14 de novembro de 2019

14 de novembro - O Reino de Deus não vem ostensivamente. Lc 17,20


Quando virá o reino de Deus? Uma pergunta simples, que nasce de um coração bom e aparece tantas vezes no Evangelho. João Batista, por exemplo, quando estava na prisão, angustiado, pede a seus discípulos que perguntem a Jesus se é ele mesmo que deve vir ou se devem esperar outra pessoa.

O reino de Deus está em meio a vós: é a resposta de Jesus. Assim como a semente que, semeada, cresce a partir de dentro, também o reino de Deus cresce escondido e no meio de nós ou se encontra escondido como pedra preciosa ou o tesouro, mas sempre na humildade.

Mas quem faz crescer aquela semente, quem faz germinar? Deus, o Espírito Santo que está em nós. E o Espírito Santo é espírito de mansidão, espírito de humildade, é espírito de obediência, espírito de simplicidade. É ele que faz crescer dentro o reino de Deus, não são os planos pastorais, as grandes coisas... Não, é o Espírito, escondido. Faz crescer, chega o momento e aparece o fruto.
O reino de Deus é sempre uma surpresa, porque é um dom que o Senhor dá. Jesus explica também que o reino de Deus não vem para chamar a atenção e ninguém dirá: ‘Ei-lo aqui, ei-lo lá’. Não é um espetáculo.

O reino de Deus não se mostra com a soberba, com o orgulho, não ama a propaganda: é humilde, escondido e assim cresce. Penso que quando as pessoas olhavam Nossa Senhora, ali, que seguia Jesus: ‘Aquela é a mãe, ah…’ A mulher mais santa, mas escondida, ninguém conhecia o mistério do reino de Deus, a santidade do reino de Deus. E quando estava perto da cruz do filho, as pessoas diziam: ‘Mas pobre mulher com este criminoso como filho, pobre mulher …’ Nada, ninguém sabia.
O reino de Deus, portanto, cresce sempre escondido, porque é o Espírito Santo que está dentro de nós que o faz germinar até dar o fruto.

Papa Francisco – 16 de novembro de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário