terça-feira, 19 de novembro de 2019

19 de novembro - Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa! Lc 19,5


Hoje encontramos Zaqueu, chefe dos "publicanos", isto é, daqueles judeus que cobravam impostos em nome do império romano, era rico não devido a ganhos honestos, mas porque pedia a propina, e isso aumentava o desprezo por ele.

Ao saber da passagem de Jesus por Jericó, fica curioso em ver de perto quem era, afinal, ouvira dizer coisas extraordinárias a seu respeito. Sendo de baixa estatura, sobe na árvore. Mas é Jesus quem, em meio aos tantos rostos que o cercavam, olha para cima e o vê.
Isso é importante: o primeiro olhar não é de Zaqueu, mas de Jesus, que entre os muitos rostos que o cercam, procura exatamente aquele. O olhar misericordioso do Senhor nos alcança antes mesmo que nós percebamos ter necessidade de sermos salvos.

E é justamente com esse olhar do divino Mestre que começa o milagre da conversão do pecador. Jesus o chama pelo nome e pede que desça depressa, pois quer ir ter com ele em sua casa. Ele não o censura, não lhe faz um sermão; diz que deve ir até ele: deve, porque é a vontade do Pai. As pessoas murmuram, pois Jesus escolhe entrar na casa de um pecador público, desprezado por todos.

Nós também teríamos ficado escandalizados com esse comportamento de Jesus. Mas o desprezo e o fechamento em relação ao pecador não fazem senão que isolá-lo e endurecê-lo no mal que ele faz contra si e contra a comunidade. Em vez disso, Deus condena o pecado, mas tenta salvar o pecador, vai procurá-lo para trazê-lo de volta ao caminho reto.

A atenção de Jesus e a forma como foi acolhido, levam Zaqueu a uma mudança de mentalidade. Em um momento ele percebe quanto é mesquinha uma vida movida pelo dinheiro, à custa de roubar dos outros e ser desprezado por eles.

Ter o Senhor ali, em sua casa, faz com que ele veja tudo com olhos diferentes, também com um pouco da ternura com que Jesus olhou para ele. E muda também o seu modo de ver e de usar o dinheiro: substitui o gesto do extorquir pelo de dar.
Encontrando o Amor, descobrindo ser amado apesar de seus pecados, ele se torna capaz de amar os outros, fazendo do dinheiro um sinal de solidariedade e de comunhão.
Papa Francisco – 03 de novembro de 2019

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário