quinta-feira, 7 de novembro de 2019

07 de novembro - Todos os Santos da Ordem dos Pregadores

Hoje a Ordem dos Pregadores (Ordem Dominicana) comemora a Festa de Todos os Santos de sua Ordem. 
A Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, fui fundada no século XIII por São Domingos de Gusmão. Na época, o santo, preocupado com a Igreja tão devastada por heresias que punham em perigo a fé principalmente dos incautos e ignorantes, resolveu fundar uma Ordem religiosa que se dedicasse à pregação da Palavra e da doutrina da Igreja com o ardor e fidelidade necessários. 
Esta Ordem concede à Igreja grandes santos e santas, verdadeiros luzeiros que a enriquecem e a tornam ainda mais brilhante em meio as trevas do mundo.
A Ordem Dominicana também é uma grande divulgadora da devoção ao Santíssimo Rosário de Maria, devoção mariana maravilhosa, santificante e santificadora quando bem praticada e vivida.

A instituição dessa festa, dedicada a todos os Santos Dominicanos, remonta ao ano de 1674. Foi um pedido do Cardeal Dominicano Vincenzo Maria Orsini, futuro Papa Bento XIII, ao Pontífice Clemente X, de quem havia recebido a púrpura, e que foi Protetor da Ordem.

A solenidade pareceu muito oportuna ao Pontífice, pois, observava “se quiséssemos dar a cada um dos seus santos filhos um dia especial. Precisaria formar um calendário apenas para eles”.

O Patriarca São Domingos, numa magnífica visão que lhe revelou as belezas do céu, pode ver os seus filhos e filhas, Beatos e Santos, sob o manto da Virgem Maria, fazendo pulsar de alegria o seu coração. Doutores, Apóstolos, Mártires, Virgens. Além dos santos e santas reconhecidos pela Igreja, tantos outros, muito numerosos, cujos nomes nenhuma crônica jamais nos legou, mas que souberam, porém, conduzir uma vida traçada por Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário