segunda-feira, 4 de novembro de 2019

04 de novembro - Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos. Lc 14,14

Na parábola narrada hoje, Jesus dirige-se a quem convida e, referindo-se ao modo de selecionar os convidados, diz-lhe: Quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; e serás abençoado porque eles não têm possibilidade de retribuir.
Também aqui, Jesus vai completamente contra a maré, manifestando como sempre a lógica de Deus Pai.
E também acrescenta a chave para interpretar este seu discurso.
E qual é a chave?
Uma promessa: se fizeres assim, receberás a tua recompensa com a ressurreição dos justos. Isto significa que aqueles que se comportarem desta maneira terão a recompensa divina, muito mais superior do que a recompensa humana: faço-te este favor esperando que tu me faças outro. Não, este não é um cristão.
A generosidade humilde é cristã. O intercâmbio humano, de fato, falsifica as relações, torna-as “comerciais”, introduzindo o interesse pessoal numa relação que deve ser generosa e gratuita.

Pelo contrário, Jesus convida-nos à generosidade abnegada, a abrir o caminho para uma alegria muito maior: alegria de fazer parte do próprio amor de Deus que nos espera, a todos nós, no banquete celestial.

Que a Virgem Maria, humilde e elevada mais que uma criatura, nos ajude a reconhecer-nos como somos, isto é, pequenos; e a alegrar-nos em dar sem nada esperar em troca.

Papa Francisco – 01 de setembro de 2019

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário