quinta-feira, 14 de novembro de 2019

14 de novembro - Beato Stefano Teodoro Cuénot


Em 1802 nasceu em Réaumont, em Bélieu, Stefano Teodoro Cuéno, filho de um fazendeiro, destinado a se tornar um bispo, e a converter milhares de pagãos da Indochina, todos considerados e amados como irmãos.

No bispo Stefano Teodoro Cuénot se poderia reconhecer a imagem não literária de um verdadeiro filho do povo para quem o "próximo" não era uma expressão genérica, nem uma certa classe social, em um certo país, em um certo período histórico, mas abraçava homens de todas as classes, raças e nacionalidades, naquela revolução perene que é o verdadeiro cristianismo. 

Batizado em um celeiro, educado para os cuidados do campo, o jovem Stefano Teodoro foi sustentado em seus estudos, pelos seus pais camponeses, que pagavam a escola com os produtos do campo. Quando estes não foram mais suficientes, ele teve que sair da escola. Então, toda a vila se uniu e voluntariamente, arrecadaram o dinheiro necessário para que o garoto promissor pudesse continuar seus estudos.

Entrando na Teologia, precisava se mostrar apresentável, como não tivessem dinheiro, a sua mãe sacrificou seu vestido de noiva para fazer uma roupa para ele. O primeiro gesto do novo padre foi dar à mãe um vestido novo. 
Ele hesitou esse demorou antes de encontrar a verdadeira vocação. Entre outras coisas, ele tinha uma paixão pela relojoaria e queria patentear seu próprio relógio mecanismo de movimento automático. 
Era um catequista e professor do grupo chamado "Retiro Cristão". Finalmente, ele entrou no caminho certo, entrando, em 1827, na porta da Rue du Bac, em Paris, onde estavam localizados os Padres Missionários de São Vicente de Paulo.

No ano seguinte, o novo missionário chegou à Indochina. Em 1835, ele foi consagrado bispo de Metelópolis, coadjutor do que então se chamava Cochinchina. Ele foi um bispo sempre no campo de batalha, porque os cristãos da Indochina, praticamente abandonados a si mesmos, estavam sujeitos a assédio e perseguição constantes pelas autoridades budistas.
Apesar disso, os convertidos do bispo Cuénot eram contados aos milhares todos os anos. Para cada um que abjurou sob tortura, cem pediram para ser batizados. O clero indígena triplicou, enquanto o bispo multiplicou as traduções de livros sagrados, igrejas, orfanatos e até as regiões montanhosas distantes do Laos foram alcançadas pela pregação e exemplo do bispo francês.

Em 1861, quando a perseguição do rei Tu-Duc se intensificou, o bispo Cuénot também foi capturado e trancado em uma gaiola estreita. Ele não foi morto imediatamente, mas foi lentamente envenenado, dando-lhe nojentos "remédios" indígenas. Por isso, ele é considerado um mártir e homenageado com o título de Beato.

O melhor elogio veio de seus carcereiros, que disseram dele: "Ele se tornou perfeito. E o céu se apressou em recebê-lo, sem permitir que ele sofresse tanto tormento". Na verdade, ele já estava morto quando seu corpo foi açoitado e decapitado. E um ano depois, um tratado entre a França e a Indochina, pelo menos teoricamente, sancionou a liberdade de culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário