sexta-feira, 29 de novembro de 2019

29 de novembro - São Tiago de Sarug


São Tiago (Ya'qùb) de Sarug, junto com Narsai - o primeiro ocidental e o segundo oriental -, está entre os maiores escritores da língua siríaca do século V.

Nascido em 449 na aldeia de Qurtam, no Eufrates, filho de um padre, Tiago estudou na Escola Edessa, formando-se no conhecimento linguístico, filosófico e teológico que ele usará sabiamente em todo o seu trabalho.

Aos 22 anos, já monge e eremita, Giacomo foi submetido a um exame por cinco bispos, que queriam apurar sua ortodoxia. Naquela ocasião, ele improvisou sua homilia com a visão de Ezequiel, composta de 700 versos, incluindo 396 versículos das Escrituras, no XII metro da poesia siríaca, despertando o espanto dos bispos, que o aprovaram e o incentivaram a continuar seu trabalho como orador que levará com sucesso à sua morte.


Tendo se tornado sacerdote, logo foi nomeado periodeuta (visitante eclesiástico) de Hawra, uma função à qual se dedicou com grande zelo, visitando mosteiros por toda a Síria e ganhando a estima dos monges e eremitas. 

No final da vida, em 519, Tiago tornou-se bispo de Batnàn, que naquela époga chamava-se Sarug. Ele morreu em 29 de novembro de 521 e apenas muito tempo depois as suas relíquias foram transferidas para Diyarbakir.

Os numerosos escritos de Tiago lhe renderam o título de "harpa do Espírito Santo". Dos seus 763 poemas, restam cerca de 250. Seus temas favoritos são: a Bíblia, o Exameron, a liturgia e a teologia, com particular atenção à face de Cristo - e sua descoberta através das prefigurações do Antigo Testamento - e para a igreja, noiva de Cristo; característica é também a profunda meditação sobre a admirável obra de Deus, sobre os mistérios da fé e, sobretudo, sobre Cristo, tudo com o espírito da criança e não do intelectual. Tiago é, portanto, um verdadeiro discípulo de Santo Efrem.


É considerado por unanimidade um dos escritores mais elegantes da literatura siríaca e, com São Efrem, o maior poeta, tanto em fertilidade quanto em inspiração. Ele frequentemente se lembra de Maria em seu trabalho, mas de maneira especial a trata em oito homilias. Destes, três narram a Natividade do Salvador, os outros celebram a Mãe de Deus, a Anunciação e a Visitação. Por outro lado, a homilia de Maria na Cruz ficou inacabada pela morte do autor. Como Efrem, Tiago nutria um grande amor por Yoldat Aloho, um nome sírio que corresponde ao grego Theotokos (Mãe de Deus). 


Converter-se e regressar
Regressarei à casa de meu Pai, como o filho pródigo (Lc 15,18), e serei acolhido. Como ele fez, assim farei eu: corresponderá o Pai aos meus desejos? […]
Pois estou morto pelo pecado, como se morre de doença. Resgata-me desta ruína, e possa eu louvar o teu nome! Senhor da terra e do céu, peço-Te: ajuda-me e mostra-me o caminho para chegar a Ti!
Leva-me à tua presença, Filho do Magnânimo, e alcança o cume da tua misericórdia! Irei a Ti e saciar-me-ei com a tua alegria. Nesta hora de profundo cansaço, mói para mim o fermento da vida!
Parti à tua procura e o maligno estava à espreita, como salteador (Lc 10,30). Atou-me e atolou-me nos prazeres deste mundo; encarcerou-me nos seus deleites e depois deu-me com a porta na cara.
Não há ninguém que me liberte para que eu parta de novo à tua procura, ó meu Senhor! […] Quero ser teu, Senhor, e caminhar contigo!
Medito nos teus mandamentos dia e noite (Sl 1,2). Sê-me propício e acolhe o meu lamento, ó Misericordioso! Não me cortes a esperança, Senhor, porque sou teu servo e espero em Ti!
São Tiago de Sarug


Nenhum comentário:

Postar um comentário