sexta-feira, 22 de novembro de 2019

22 de novembro - Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. Lc 19,45


Jesus entra no templo, expulsa todos os vendedores, e diz: levai embora daqui estas coisas e não façais da casa de meu Pai um mercado! É a primeira vez que Jesus usa esta violência dos gestos: gestos incisivos. Uma intolerância, pois todos eles estavam ao serviço do sacrifício: vendiam bois, ovelhas e pombas para o sacrifício. 

Por que entra Jesus nesta fase violenta? Alguém poderia dizer: mas, um momento de cólera... Por seu lado, os discípulos compreenderam bem o que estava a acontecer. Lucas o diz claramente: Recordaram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me devorará”.
Por conseguinte, Jesus age assim estimulado pelo zelo, o zelo pela casa de Deus, o zelo pela casa de seu Pai convertida num mercado, como ele mesmo diz: “Não façais da casa de meu Pai um mercado!” E isto leva-o a ter estes comportamentos nunca imaginados. É o amor ao Pai, o único Deus. Mas, a explicação do porquê, a explicação mais radical, encontramo-la numa frase, numa explicação que Jesus deu ao povo, quando disse: “Não se pode servir a dois senhores: ou Deus ou o dinheiro”. Refleti: foi Jesus quem atribuiu o status de “senhor” ao dinheiro. Quase como Deus: “ou Deus ou o dinheiro”. São dois senhores. Ou serves Deus ou serves o dinheiro.

Que a Palavra de hoje nos faça pensar, nos faça refletir sobre os nossos templos, sobre as nossas igrejas, sobre a pastoral das nossas igrejas: se estão ao serviço de Deus, do Senhor Deus, ou ao serviço do deus dinheiro, isto é, se são um mercado. E nos faça pensar também no templo do coração: se eu quiser ter o Espírito Santo, que também me mostra que sou pecador, mas filho de Deus, ou se expulsei o Espírito Santo do meu templo e instalei no meu coração o ídolo.

Papa Francisco - 09 de novembro de 2018

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário