terça-feira, 5 de novembro de 2019

05 de novembro - Beato Gregório Lakota


Gregório Lakota nasceu em 31 de janeiro de 1883 em Holodivka, Distrito de Lviv, Ucrânia. Estudou teologia em Lviv e foi ordenado sacerdote no rito greco-católico em Przemysl, no ano de 1908. Doutorado em teologia pela Universidade de Viena em 1911, logo se tornou professor e reitor do seminário de Przemysl.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Przemysl em 16 de maio de 1926. Em 9 de junho de 1946, ele foi preso e encarcerado e nesse mesmo mês as autoridades o deportaram para a Sibéria. Dom Gregório foi condenado a uma pena de dez anos de prisão no campo de concentração de Abez,

No campo de concentração da cidade de Abez, na Sibéria russa, vendo depreciada pelos perseguidores a fé da sua pátria, soube suportar (e superar) os tormentos corporais, morrendo intrepidamente por amor a Cristo em 05 de novembro de 1950.

Gregório Lakota foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 27 de junho de 2001, juntamente com outras 24 vítimas do regime soviético de nacionalidade ucraniana, na sua homilia ele destacou:

Os servos de Deus, hoje inscritos no Álbum dos Beatos, representam todas as componentes da Comunidade eclesial: entre eles, encontram-se Bispos e sacerdotes, monges, monjas e leigos. Eles foram provados de muitas maneiras por parte dos seguidores das ideologias nefastas do nazismo e do comunismo. 


Amparados pela graça divina, eles percorreram até ao fim o caminho da vitória. É um caminho que passa através do perdão e da reconciliação; caminho que conduz à luz resplandecente da Páscoa, depois do sacrifício do Calvário. Estes nossos irmãos e irmãs são os representantes conhecidos de uma multidão de heróis anónimos homens e mulheres, maridos e esposas, sacerdotes e consagrados, jovens e idosos que no decurso do século XX, o "século do martírio", enfrentaram a perseguição, a violência e a morte para não renunciar à sua fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário