segunda-feira, 11 de novembro de 2019

11 de novembro - Beata Carlota da Visitação


No dia 10 de novembro de 2018, na Basílica da Sagrada Família em Barcelona, ​​com a assistência do cardeal Blázquez e presidida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Madre Carlota da Visitação foi reconhecida beata, juntamente com outros quinze mártires.

Nascida em Nava del Rey em 22 de maio de 1872 e batizada como Baudelia Duque Belloso, nome que ela abandonou quando professou seus votos na família Franciscana dos Sagrados Corações. 

Órfã de pai aos seis anos, ela era a primogênita de seis irmãos. Naquela época, a freira de Málaga de Antequera, madre Carmen González - beatificada em 2007 - fundou a referida congregação, dedicada à educação das meninas e ao cuidado dos doentes. Graças a seu confessor, primo do pároco de Nava del Rey, ela encontrou naquela cidade em Valladolid o local para estabelecer a primeira casa fora da fundação inicial. O Conselho da Cidade viu nessas freiras as pessoas certas para assumir o antigo Hospital San Miguel e assumir a educação de crianças em idade pré-escolar.

A jovem Baudelia começaram a conhecer o grande trabalho realizado pelas freiras e o prestígio que estavam ganhando entre a população. Aos quinze anos ela solicitou sua entrada no noviciado que as franciscanas tinham em Antequera. Em Nava, a escola de San José já havia sido aberta na rua Manuel Salvador Carmona - junho de 1897 e até meados dos anos cinquenta do século XX. A assistência hospitalar foi concluída anteriormente, em 1928.

Baudelia Duque fez seus primeiros votos em fevereiro de 1889, depois recebeu seu novo nome religioso e pronunciou o voto perpétuo em 1893. Nesse mesmo ano, ela obteve seu mestrado na Escola Normal de Sevilha.

Ela começou a se aproximar muito de sua fundadora em um momento difícil em que viveram para a consolidação e aprovação pontifícia de sua congregação. Madre Carmen sofreu oposição de um grupo de suas próprias freiras que a acusaram em Roma de desperdiçar os bens que recebeu das novas irmãs. Ela solicitou um Capítulo Geral que finalmente foi realizado em Valladolid em maio de 1897. Com o apoio do então Cardeal Cascajares, que não foi influenciado pelo grupo de oposição que vinha das casas catalãs, o prelado recomendou que, para resolver problemas internos, o Capítulo elegesse um novo superior geral e que a fundadora se tornasse sua assistente, um cargo que ela manteve até a morte dois anos depois.

Nesse período, de julho de 1897 a 1900, Madre Carlota foi secretária geral e, em 1908, foi eleita conselheira geral. Então ela continuou a governar as comunidades e a administrar as escolas. Responsabilidades que também lhe trouxeram mal-entendidos, embora ela fosse fiel ao carisma religioso que escolhera. Em 1934, ela chegou a concluir um manuscrito sobre a fundadora, intitulado 'Vida, virtudes e milagres da Mãe Carmen do Menino Jesus', páginas em que refletia muito bem o espírito de sua congregação.

Após o início da guerra e expulsão de sua escola, ela se refugiou com outras freiras nas casas de Barcelona. Os porteiros de sua casa a denunciaram como religiosa. 
Presa pela Federação Anarquista Ibérica, sua morte ocorreu em quatorze de novembro de 1936, aos 64 anos de idade. 

Quando as armas foram levantadas para a execução, os assassinos ofereceram o perdão a quem negasse a fé em Cristo. Madre Carlota responde com um grito forte: “Viva o Cristo Rei!” recebendo imediatamente uma rajada de balas. Quem a conhecia falava dela como uma mulher de oração, de grande bondade, mas também de firmeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário