sábado, 9 de novembro de 2019

09 de novembro - Beato Luis Morbioli


A memória do Beato Luis Morbioli é preservada quase que exclusivamente na cidade de Bolonha onde ele passou quase toda a sua vida, ali nasceu em 1433. Sua história se distingue pela extrema distância entre dois polos opostos: por um lado, o clamor da vida desordenada, por outro, a fama da santidade de vida de um penitente.

Até aos 30 anos foi grande jogador e bebedor, muito licencioso - mesmo após o seu casamento - e a sua "liberdade de vida" escandalizava a muitos.

Um dia ele foi à Veneza por seus negócios, e lá ficou gravemente doente. Foi hospedado e mantido pelos cânones regulares de San Salvatore. Quando o voltou a ficar saudável, ficou surpreso ao ver que sua recuperação era dupla: de corpo e alma, de físico e caráter.
Ele volou a Bolonha, separou-se da sua mulher, vestiu-se de uma roupa de penitência e começou a percorrer a cidade, praticando rudes austeridades e convidando os seus concidadãos a pensar na morte e no seu encontro eterno com Deus, pregando o arrependimento, a penitência e mortificação. Segundo alguns relatos tornou-se terciário carmelita, e ocupou-se do ensino dos jovens.

Ele começou a mendigar nas ruas de Bolonha, não para si mesmo, mas para os mais pobres. Sua barba cresce emaranhada; cabelo não cuidado. Ele não tem casa, e dorme nas calçadas, embaixo das arcadas: no inverno, lívido de frio; no verão, bronzeado pelo calor.
Em suas viagens, ele monta um burro cheio de dores, carregando uma grande cruz sobre ele. Onde quer que ele venha, as pessoas circulam ao seu redor, primeiro por curiosidade ou zombaria, depois porque são atraídas e ficam admiradas por suas palavras, que convidam à penitência e à continência.
Quem já o conhecia antes, acha difícil se convencer da mudança. Quem não o conhecia, não imagina qual foi a grande transformação. Mas todos veem nesse penitente um encorajamento espiritual, uma espécie de choque elétrico, ou melhor, um flash de luz.
Ele tem pouco mais de cinquenta anos, mas sabe que deve morrer em breve e anuncia o dia de sua morte: em novembro de 1485.

Morreu em Bolonha em 9 de novembro de 1485, mas o local de seu túmulo não é conhecido exatamente, embora pareça que o corpo do Bem-aventurado esteja em algum muro da catedral bolonhesa de San Pietro, porém oculto pelas obras de restauração.

O Martirológio Romano diz: deixando o caminho dos vícios, voltou-se -se para Deus, escolheu uma vida muito dura de penitente e levou os seus concidadãos à piedade com a sua palavra e o seu exemplo. O seu culto começou imediatamente após a sua morte devido à devoção popular de que estava rodeado em Bolonha e foi confirmado em 1842.

Nenhum comentário:

Postar um comentário