domingo, 17 de novembro de 2019

17 de novembro - É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida Lc 21,19


O Evangelho deste domingo nos fala sobre os últimos tempos. Jesus pronuncia-o em Jerusalém, nos arredores do templo; e a oportunidade é-lhe proporcionada pelas pessoas que falavam do templo e da sua beleza, porque aquele templo era bonito! Então, Jesus disse: Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra. Naturalmente, perguntam-lhe: quando acontecerá isto? Quais serão os sinais? Mas Jesus desvia a atenção destes aspectos secundários — quando será? como será? — desvia para as questões verdadeiras.
E são duas. Primeira: não se deixar enganar pelos falsos messias e não se deixar paralisar pelo medo. Segunda: viver o tempo da expectativa como tempo do testemunho e da perseverança. E nós vivemos neste tempo da expectativa, da espera da vinda do Senhor.
Este discurso de Jesus é sempre atual, também para nós que vivemos no século XXI. Ele repete-nos: Prestai atenção para não serdes enganados. Muitos virão em meu nome. Trata-se de um convite ao discernimento, aquela virtude cristã de compreender onde se encontra o espírito do Senhor e onde está o espírito maligno.
E o Senhor ajuda-nos também a não ter medo: perante as guerras e as revoluções, mas inclusive diante das calamidades naturais e das epidemias, é Jesus quem nos liberta do fatalismo e das falsas visões apocalípticas.

O segundo aspecto interpela-nos precisamente como cristãos e como Igreja: Jesus prenuncia provações dolorosas e perseguições que os seus discípulos deverão padecer por causa d’Ele. No entanto, assegura: Não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Ele recorda-nos que estamos totalmente nas mãos de Deus!

É pela vossa constância que alcançareis a salvação. Quanta esperança há nestas palavras! Elas são um hino à esperança e à paciência, ao saber esperar os frutos seguros da salvação, confiando no sentido profundo da vida e da história: as provações e as dificuldades fazem parte de um desígnio maior; o Senhor, Dono da história, leva tudo ao seu cumprimento. E esta é a nossa esperança: ir em frente assim, por este caminho, no desígnio de Deus que se realizará. Esta é a nossa esperança!

Papa Francisco – 17 de novembro de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário