quarta-feira, 20 de novembro de 2019

20 de novembro - Beato Ambrósio Traversari


Abade camaldulense, Ambrósio Traversari foi um monge humanista, Legado Pontifício e padre conciliar.
Como abade, procurou reformar sua ordem; foi amigo e sustentou a atividade do famoso Cósimo de Médici. Nasceu em Pórtico, perto de Florença, em 16 de setembro de 1386, numa família da Toscana e tornou-se monge camaldulense com apenas 14 anos de idade.

Era uma época extremamente fértil: os artistas renascentistas começavam suas atividades e aos poucos iam imprimindo uma nova identidade para a Itália medieval.

Ambrósio teve como companheiro de vocação o dominicano Giovanni da Fiesole, mais conhecido como o Beato Fra Angélico, um dos grandes pintores da época.
Ambrósio respirava o ar da nova cultura que se formava e começou a estudar com afinco os idiomas antigos (grego, latim e hebraico). Dava aulas para os mais jovens, tanto religiosos como leigos, chegando a ensinar para o famoso humanista Poggio Bracciolini.

Sua cela era ponto de encontro de vários estudiosos famosos de seu tempo. Era tido por todos como religioso sério, possuidor de um caráter afável e bondoso. Dados os dons que havia recebido da Divina Providência, o Beato Ambrósio desempenhou diversos encargos, chegando a ser nomeado Padre Geral de sua Ordem.
Sua erudição e sua prudência o levaram se tornar Legado Pontifício no Concílio de Basileia onde defendeu fortemente o primado do pontífice romano e ordenou que o Conselho não dividisse o manto sem costura de Cristo, mais tarde, padre conciliar no Concílio de Ferrara, momento em que se chegou a celebrar a união entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente no ano de 1439.


Apesar de seu empenho e de seu sucesso nesse evento, o Bem-aventurado não pôde comemorar muito, já que logo em seguida faleceu em 21 de outubro de 1439, quando estava no auge de sua fama como humanista douto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário