sexta-feira, 8 de novembro de 2019

08 de novembro - Beato Isaias Boner de Cracóvia


O Beato Isaias Bonner nasceu em Cracóvia em uma data incerta, o que sabemos é eu em 1415, ele vestiu o hábito agostiniano no convento de Santa Catarina de Cracóvia. Foram os momentos sombrios do cisma do Ocidente e o triunfo das doutrinas heréticas de Huss, que logo acenderiam o fogo da guerra sócio-religiosa na vizinha Boemia. 
Nesse contexto, ele foi designado para ensinar as Escrituras Sagradas, o que fez com extraordinário sucesso.

Em 1419, ele foi enviado para estudar em Pádua e lá permaneceu por quase quatro anos, obtendo um doutorado em Teologia e recebendo ordenação sacerdotal. No caminho de volta à Polônia, ele ficou encarregado de liderar os jovens professos, ajudando-os espiritualmente como professor e como professor de Escrituras Sagradas no estudo do convento. 
Nomeado visitante provincial, ele visitou a província da Baviera. Em 1443, obteve o grau acadêmico de magister na Universidade Jaguellónica de sua cidade natal. Em 1452, o encontramos novamente em Regensburg como delegado do Prior Geral para presidir a celebração do capítulo da Província.

Pela indicação para essas posições de responsabilidade dentro da Ordem, temos a prova da estima que mesmo fora de sua terra natal, ele gozava entre os confrades, onde sua principal atividade era o ensino das Escrituras Sagradas na Universidade de Cracóvia, onde era apreciado e querido por seus contemporâneos. 
Foi amigo e confidente dos santos e abençoado pelo chamado "felix saeculum Cracoviae", como São João de Kety e o Beato Estanislao Kazimiercyk, todos conhecido por seu zelo apostólico, vida austera, piedade mariana, e saber como se juntar a quietude da oração com a espiritualidade Agostiniana.

Na sua morte, no dia 08 de novembro de 1471, ele foi enterrado no claustro do convento. Ao redor de seus restos mortais, a devoção popular cresceu e milagres e graças começaram a ser atribuídos a ele. 
E embora o título de bem-aventurado que ele desfruta entre seu povo - em 1617 foi incluído entre os santos protetores da Polônia - ainda não tenha sido ratificado por Roma, seu túmulo na cripta da igreja de Santa Catarina continua sendo o objetivo de um incessante Peregrinação de devotos, muitos deles estudantes universitários.

Houve várias ocasiões em que eles tentaram iniciar a investigação para sua beatificação, mas, infelizmente, nenhum deles conseguiu concluí-lo.
Finalmente, em 20 de dezembro de 1994, em comum acordo com o cardeal Francisco Macharski, em Cracóvia, a postulação geral da Ordem solicitou oficialmente a abertura do processo sobre a fama de santidade das chamadas virtudes heroicas "abençoadas" e o culto ininterrupto.
Finalizados os procedimentos legais, em 21 de dezembro de 1996 as informações cognitivas diocesanas foram encerradas; em 1º de fevereiro de 1997, o nihil obstant a prosseguir foi obtido da Congregação dos Santos e, em 5 de dezembro do mesmo ano, o decreto correspondente. validade do processo realizado em Cracóvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário